Família denuncia suposta negligência no atendimento de idosa com AVC e infecção em Santa Bárbara d'Oeste

Por Redação 25/06/2026 às 14:00

Foto: Thiago Ramos / Portal SBNotícias

Uma família de Santa Bárbara d'Oeste denuncia supostas falhas no atendimento prestado à idosa Maria Nazare da Silva Rade, de 76 anos, que está internada no Hospital Afonso Ramos, desde a última segunda-feira (22).

Segundo relatos dos familiares, Maria começou a apresentar sinais de fraqueza e mal-estar no último domingo (21), quando foi levada ao hospital. Na ocasião, de acordo com a família, ela recebeu medicação e foi liberada para retornar para casa.

No dia seguinte, porém, o quadro teria se agravado. A idosa voltou à unidade de saúde apresentando maior fraqueza, apatia e dificuldade de resposta aos estímulos. Desde então, permanece em observação no hospital.

Familiares afirmam que, ao longo dos últimos dias, Maria deixou de se alimentar e de ingerir água regularmente, permanecendo a maior parte do tempo dormindo. Ainda conforme o relato, exames realizados posteriormente apontaram uma infecção considerada grave, o que levou ao início de tratamento com antibióticos.

A principal reclamação da família envolve o diagnóstico de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico lacunar. Segundo os parentes, a suspeita é de que o AVC tenha ocorrido ainda no domingo, mas a tomografia que identificou o problema teria sido realizada apenas na segunda-feira, quando já teria passado o período ideal para a utilização de medicamentos específicos indicados em alguns casos de AVC.

Os familiares também questionam a falta de acompanhamento especializado em neurologia. De acordo com o relato, a paciente recebeu encaminhamento para atendimento pela rede básica de saúde, porém foi informada de que uma consulta com neurologista pelo sistema público poderia demorar um longo período.

Outra denúncia feita pela família é a de que profissionais teriam comentado informalmente que o caso da paciente não seria considerado de internação e que haveria resistência à transferência para a Santa Casa. Os parentes alegam ainda que um médico teria relatado receio de sofrer represálias profissionais caso formalizasse determinados pedidos relacionados ao caso.

A família afirma que procurou apoio de vereadores e representantes políticos para intermediar a situação junto à unidade de saúde. Segundo os parentes, apesar das informações repassadas de que a paciente estaria estável, o estado de saúde dela teria apresentado piora progressiva desde a internação.

Até o momento, a administração do Hospital Afonso Ramos e a Secretaria Municipal de Saúde não haviam se manifestado sobre as alegações apresentadas pela família.

O espaço permanece aberto para que a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e a direção da unidade de saúde apresentem esclarecimentos sobre o caso.