A deputada estadual Professora Bebel (PT) lança nesta sexta-feira (26), em
Santa Bárbara d’Oeste (SP), uma campanha de coleta de assinaturas em defesa do
passe livre estudantil em âmbito nacional. O ato acontece às 19h30, na Câmara
Municipal do município, em parceria com o Sindicato dos Condutores de Americana
e Região.
A iniciativa
integra a mobilização da parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar pela
Tarifa Zero no Transporte Público da Assembleia Legislativa de São Paulo, e
busca ampliar o debate sobre a implantação da gratuidade no transporte público
como política nacional.
Segundo Bebel, a
proposta da tarifa zero passa pela criação de um Fundo Nacional de
Financiamento, com fontes diversas de arrecadação, como multas de trânsito,
royalties do pré-sal, bens apreendidos do crime organizado e tributos sobre
combustíveis.
“É fundamental garantir um aporte financeiro que viabilize a tarifa zero, uma política que já conta com apoio crescente da sociedade”, afirma a deputada. A parlamentar destaca que mais de 140 municípios brasileiros já adotam algum modelo de tarifa zero, o que, segundo ela, reforça a viabilidade da expansão da política em escala nacional.
O debate sobre
financiamento e expansão do transporte público gratuito também foi tema de
audiência pública realizada em 18 de maio na Assembleia Legislativa de São
Paulo, promovida em parceria com o mandato do deputado federal Jilmar Tatto. Na
ocasião, foi reforçada a articulação pela criação de uma política nacional de
tarifa zero e instituída a Frente Parlamentar na Alesp sobre o tema.
Bebel argumenta
que a tarifa zero tem impacto direto no direito de ir e vir, especialmente
entre famílias de baixa renda, e também pode contribuir para a mobilidade
urbana e a redução do uso de veículos individuais.
“O abaixo-assinado pelo passe livre estudantil nacional é mais um passo na construção dessa política de tarifa zero no transporte público em todo o país”, conclui a parlamentar.






