Suspeito de envolvimento na morte de policial do BAEP em Santa Bárbara é capturado em Aguaí

Por Redação 20/02/2025 às 15:19

(Foto: Divulgação BAEP)

Policiais do 10º BAEP-Batalhão de Ações Especiais de Polícia, prenderam na manhã desta quinta-feira (20), na cidade de Aguaí, um homem 36 anos, suspeito de envolvimento na morte do policial militar Leandro Barbosa, em 2023, em Santa Bárbara d´Oeste.

Conforme informou o 10º BAEP, após meses de levantamento e tratamento de informações, equipes foram averiguar denúncias retransmitidas pelo seu setor de Inteligência, e fizeram diligencias nos locais constantes para dar cumprimento a dois mandados de prisão em desfavor do criminoso. O primeiro expedido pelo Departamento de Execuções Criminais- 4ª RAJ de Campinas, com condenação a 14 anos, 3 meses 2 dias de reclusão no regime fechado, e o segundo mandado expedido pela Vara Única de Aguaí, com condenação a 7 anos de reclusão no regime fechado.

A denúncia ainda informava que esse homem esteve envolvido na morte do policial militar do 10º BAEP,  Leandro Barbosa, 38 anos, em 2023 na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, e desde então estava escondido em Aguaí.

Ele foi detido em um dos endereços constantes da denúncia, onde encontrava-se escondido em uma residência, no Jardim das Rosas, junto de uma convivente e três familiares dela. 

O BAEP informou ainda que o indivíduo é membro da facção Primeiro Comando da Capital, sendo responsável pelo quadro disciplinar da organização criminosa na cidade de Aguaí.

Ele foi conduzido ao Plantão Policial Civil de Aguaí para registro da ocorrência e recolhimento ao cárcere, para ser encaminhado a uma unidade da Secretaria da Administração Penitenciária para cumprimento de suas penas que, somadas, atingiriam 21 anos, 3 meses e 2 dias de reclusão. 

MORTE DO POLICIAL

O Policial Militar Leandro Barbosa, 38 anos, do 10° BAEP, foi atingido por vários disparos, sendo dois na cabeça, no dia 19 de maio de 2023, na Av. Ruth Garrido Roque, no Residencial Parque do Lago. Oito suspeitos de participação no crime foram identificados pela Polícia Civil. Três foram detidos, e um outro suspeito acabou morrendo em confronto policial no mesmo dia.