Santa Bárbara d'Oeste é uma cidade com singularidades e
marcos de pioneirismo.
Vamos relembrar:
- O primeiro automóvel produzido no Brasil (Romisetta),
- O primeiro trator (Toro),
- O primeiro torno CN (comando numérico)
- Possui o único cemitério norte-americano fora dos Estados
Unidos,
- É considerada a primeira região do Brasil a usar arados de
metal, tendo sido os primeiros arados de modelo nacional (arado Santa Bárbara)
produzidos na então barbarense Vila Americana,
- É o berço da primeira Igreja Batista em solo brasileiro,
formada em 10 de setembro de 1871.
Nesse dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, uma
outra característica pioneira e singular é sobre sua fundadora, Dona Margarida
da Graça Martins.
Documentos oficiais sustentam ser Santa Bárbara d’Oeste a única cidade brasileira fundada por uma mulher. Em tempos em que o papel feminino na sociedade estende-se a inúmeras atividades e responsabilidades, chegando a dominar em muitas áreas, o pioneirismo de Dona Margarida numa época de muitas restrições às mulheres é emblemático e deve servir de inspiração para as cidadãs barbarenses.
Então, vamos recordar um pouco a vida de Dona Margarida da
Graça Martins:
Margarida da Graça Martins, filha única de Manoel José da
Graça e Anna Maria Cardoso, nasceu em Santos no dia 27 de novembro de 1782,
onde cresceu e conheceu as técnicas de fabricação do açúcar, pois sua família
tinha um pequeno engenho.
Casou-se, obrigada pelos pais, aos 13 anos, com José
Paschoal de Lima, morador de São Paulo, um comerciante de tecidos de 37 anos
(muito idoso para a jovem Margarida), com quem não teve filhos e do qual ficou
viúva três anos após o casamento, tendo vendido o comércio e voltado a morar
com os pais.
Aos 26 anos casou-se novamente com o sargento-mor Francisco
de Paula Martins, de 27 anos, com o qual teve 5 filhos: Ângela, Manoel
Francisco, Ana Margarida, Maria (que faleceu ainda criança) e Belchior
Francisco.
Com a morte do pai em 1810 e depois a do seu segundo marido
em 1815, Dona Margarida tornou-se herdeira de propriedades e escravos. Passou
então a comandar os negócios da família, comprando uma sesmaria de duas léguas
quadradas numa região ainda sertão, pertencente à 4ª. Comarca de Porto Feliz,
delimitada ao norte pelo rio Piracicaba e a nordeste pelo Ribeirão Quilombo,
para onde transferiu-se com seus 4 filhos, todos menores, parentes, agregados e
escravos em 1817.
Em suas novas terras formou uma fazenda de engenho de
cana-de-açúcar, para produção de açúcar mascavo. Passado algum tempo, Dona
Margarida doou uma parcela de terras à Cúria Paulistana para construção de uma
capela em taipa em homenagem à Santa Bárbara, santa de sua devoção, com a
consequente fundação de um povoado em seu redor. Assim nasceu a primitiva Santa
Bárbara dos Toledos, O Porquê do Nome Santa Bárbara d'Oeste Como a capela foi
erguida em 1818, a data da fundação de Santa Bárbara d'Oeste é considerada 4 de
dezembro daquele ano.
Em 1821 a fundadora do povoado e seus filhos já não residiam
mais em Santa Bárbara, tendo voltado para Santos para administrar as
propriedades recebidas como herança de seus pais. Posteriormente, a família de
Dona Margarida transferiu-se para São Paulo, onde ela faleceu em 13 de julho de
1864 com 81 anos, sendo sepultada no Cemitério da Consolação.
No dia 4 de dezembro de 1967 seus restos mortais foram
transferidos para a Praça Coronel Luís Alves, no centro de Santa Bárbara
d'Oeste. Ao que consta, esses restos morais desapareceram depois de uma reforma
na praça e não há notícias sobre o que teria ocorrido.
Como não considerar pioneira uma mulher que foi além do seu papel esperado para os tempos em que vivia? Como muitas outras mulheres que deixaram sua marca e contribuição à frente de seu tempo, Dona Margarida da Graça Martins também o fez, deixando assim, para a cidade, essa característica singular, a de ser a única cidade brasileira fundada por uma mulher.
A história de Dona Margarida deve ser
continuamente divulgada para servir de parâmetro e exemplo às mulheres (e
homens também, por que não?) que querem deixar um legado para o futuro. Não é
preciso que seja tão grande e importante esse legado (como o início de uma nova
cidade). Basta ser uma contribuição, o que certamente fará diferença em
nosso pequeno mundo! Em nome da fundadora desta cidade, cumprimentamos todas as
mulheres pela data de hoje!.






