Governo de SP anuncia investimento de mais de R$ 2 milhões em novo complexo de saúde em Santa Bárbara d’Oeste

Por Redação 23/06/2026 às 13:00

Foto: Divulgação

O Governo de SP anuncia, nesta quarta-feira (24), o investimento de mais de R$ 2 milhões para ampliação da assistência oferecida no novo complexo Cidade Saúde, em Santa Bárbara d’Oeste. Os recursos são destinados à compra de equipamentos para realização de exames como densitometria óssea, tomografia de coerência óptica e aparelhos para a realização de procedimentos oftalmológicos, incluindo cirurgias de catarata. 

O novo equipamento municipal vai ampliar a oferta de exames e procedimentos especializados na região metropolitana de Campinas, beneficiando mais de 3 milhões de moradores de 19 municípios.

Atualmente, o município realiza 8.600 procedimentos por mês e chegará a 13 mil procedimentos com a inauguração do Cidade Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, geriatria, endocrinologia, neurologia e neuropediatria. 

Novo modelo de atendimento

O Cidade Saúde inaugura um novo modelo de atendimento especializado, com a implantação da Oferta de Cuidados Integrados. A proposta reorganiza o fluxo tradicional para que, após a consulta médica, o paciente não precise ingressar em filas separadas para cada exame ou procedimento. Nesse novo formato, as etapas são reunidas em uma linha de cuidado, com consulta especializada, exames necessários e retorno médico realizados dentro de um prazo definido. 

Além dos moradores de Santa Bárbara d’Oeste, a nova estrutura fortalecerá a assistência à população de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Valinhos.