
A Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), deverá contar com novos pedágios em trechos de Americana, Santa Bárbara d’ Oeste e Piracicaba a partir do próximo ano. O projeto da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) faz parte da modernização da infraestrutura rodoviária com a concessão do Lote Rota Mogiana, que abrangerá 385 km de rodovias e, segundo o Governo, beneficiará diretamente 19 municípios do estado.
A previsão de investimento é de R$ 6 bilhões em duplicações, faixas adicionais, acostamentos e passarelas, além da adoção do Sistema Automático Livre (free flow), um novo modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras. A instalação dos pórticos do pedágio eletrônico ocorrerá a partir de novembro de 2026.
A concessão incluirá trechos das rodovias SP-135, SP-215,
SP-304, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342,
atravessando os municípios de Aguaí, Americana, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos,
Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Piracicaba,
Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio
do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem
Grande do Sul.
VEJA OS PONTOS DE PEDAGIO PREVISTOS NOS DOIS SENTIDOS DA
SP-304:
- Americana, no quilômetro 122;
- Santa Bárbara d'Oeste, no quilômetro 144;
- Piracicaba, no quilômetro 154
O projeto prevê 60 km de duplicações, 53 km de faixas
adicionais e terceiras faixas, 118 km de acostamentos ampliados ou implantados
e 32 km de marginais. Além disso, serão construídas 17 passarelas, 23 novos
pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais,
garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito.
Segundo a Secretaria, a partir de 2026, haverá redução no
valor do pedágio, e os motoristas que utilizarem TAG eletrônica terão um
desconto automático de 5%. Para aqueles sem TAG, o sistema reconhecerá a placa
do veículo, permitindo o pagamento online ou por outros meios dentro de um
prazo de até 30 dias. Além das melhorias na infraestrutura e na mobilidade, a
concessão terá um impacto direto na economia regional, com a criação de mais de
7 mil empregos diretos e indiretos.