Homem é morto após manter mulher gestante como refém no Parque Planalto em Santa Bárbara

Por Redação 30/06/2024 às 12:40

Ocorrência registrada no Plantão Policial

Um homem foi morto na madrugada deste domingo (30), no bairro Parque Planalto, em Santa Bárbara d’Oeste, por manter sua mulher, gestante de um mês, como refém e em oposição à intervenção policial. A vítima gritava e pedia socorro. Derlei Silva Messa, de 28 anos, não resistiu aos ferimentos após ser baleado. 

Consta em boletim de ocorrência de homicídio, registrado no Plantão Policial, que por volta das 3h30, uma equipe do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais, de São Paulo, foi acionada para se deslocar até Santa Bárbara d’Oeste em apoio às equipes do município em uma ocorrência de violência doméstica com refém que teve início por volta a 1h. 

No local, na Rua Vitória Giubina Scomparin, em uma residência nos fundos do terreno (edícula), Derlei Messa mantinha sua companheira A.G.P., de 32 anos, como refém ameaçando-a com uma barra de ferro de aproximadamente 1 metro de comprimento e com um pedaço de vidro. 

As equipes policiais tentaram, por 20 minutos, negociar a rendição do homem, porém ele dizia que não iria se entregar e que mataria os policiais e sua mulher. Em determinado momento, quando a mulher gritava muito e pedia socorro, a equipe efetuou disparos contra Derlei imobilizando-o. Em seguida, a mulher foi retirada com segurança do interior da residência.  

A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros socorreu o autor e a mulher até o Pronto-Socorro Dr. Afonso Ramos, no Jardim Esmeralda. Derlei, que foi atingido por cinco disparos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A mulher, com ferimentos no braço, joelho e na cabeça, permaneceu internada.

A autoridade policial determinou a apreensão de seis cartuchos calibre 9 mm, uma barra de ferro de cerca de um metro de comprimento e dois pedaços de madeira de 35 centímetros de comprimento e um pedaço de vidro. As duas submetralhadoras, com carregadores e munições íntegras, usadas pelos policiais militares, foram apreendidas.  

Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública, Derlei possuía antecedentes criminais por roubo, ameaça, perseguição e tráfico de drogas. Também havia uma medida protetiva em seu desfavor.


Derlei era filho de Paulo Silva Messa e Maria Aparecida da Silva e deixa a filha Fernanda. O velório começa às 13h30, no Parque dos Lírios e o sepultamento será às 17h no Cemitério Parque dos Lírios, em Santa Bárbara d’Oeste.