Centro Cultural Edgard Tricânicanico D'Elboux

02/05/2024

Inaugurado no ano de 1998, o Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux” possui uma área construída de aproximadamente 400 m², além de ampla área verde.

Edgard Tricânico D”Elboux foi um dos maiores cururueiros e seresteiros de Santa Bárbara d’Oeste e região, além de ser um dos grandes incentivadores da cultura popular. Nasceu em Piracicaba, em 11 de setembro de 1928, e morou em Santa Bárbara d’Oeste durante 59 anos. Casou-se com Yolanda Pereira D’Elboux e teve 7 filhos: Cláudio, Antônio Carlos, Francisco, Maurílio, João, Paulo César e Elizabeth.

Através do Cururu, divulgou Santa Bárbara d’Oeste em várias cidades paulistas e também em outros estados. Pelo seu trabalho como artista e incentivador da cultura popular, recebeu várias homenagens, entre elas, um diploma do Centro Folclórico de São Paulo, além de medalhas e troféus. No dia 13 de abril de 1997, foi homenageado no “Canta Santa Bárbara”, programa que ajudou a conquistar a notoriedade pela grande contribuição à cultura barbarense.

O patrono do Centro Cultural faleceu em Santa Bárbara d’Oeste, no dia 06 de março de 1998, deixando como legado a história de uma vida dedicada à família, ao povo da cidade e a luta pela resistência da cultura popular.

O Centro Cultural, que leva seu nome, atualmente abriga o Polo do Projeto Guri de Santa Bárbara d’Oeste, maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que ministra aulas de iniciação musical, violão, teclado e canto.

Também abre seu espaço para reuniões e criações artísticas barbarenses, em suas diversas vertentes. Dentre elas, a “Associação Motta de Capoeira e Cultura Afro”, que ministra oficinas independentes de capoeira, vogue, dança afro, maracatu, entre outras.

Mensalmente são recebidas mais de 1200 pessoas que procuram os cursos oferecidos de forma gratuita, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tais como: unhas artísticas, pintura em tecido, pintura em óleo sobre tela, capoeira, jazz, dança do ventre, teatro, música, desenho artístico, dentre outros.