Estrutura de prontos-socorros e Centro de Saúde 2 de Santa Bárbara é questionada por vereador

Por Redação/CMSBO 18/02/2025 às 14:46

Foto: Divulgação/CMSBO

A qualidade dos cobertores utilizados por pacientes nos prontos-socorros de Santa Bárbara d' Oeste, mofo e falta de ventilação adequada, são questionamentos feitos através de requerimento ào prefeito Tafarl Piovezan (PL), pelo vereador Celso Ávila (SDD).  “Munícipes reclamam da má qualidade e do mofo nos cobertores, principalmente no PS Dr. Edison Mano”, afirma Celso Ávila.

Sobre o sistema de ventilação dos prontos-socorros, o vereador questiona se é suficiente para manter os ambientes arejados e confortáveis e se há circulação adequada de ar fresco para evitar a sensação de abafamento.  No caso do PS Dr. Edison Mano, Ávila ele quer saber se há ar-condicionado ou ventiladores; se o sistema de climatização é ajustável para atender às necessidades de diferentes áreas, como salas de emergência e triagem; e, enfim, se o local adota medidas para garantir a eficiência energética sem comprometer a qualidade do ar e do conforto térmico.

Ainda sobre o PS Dr. Edison Mano, ele questiona, sobre a falta de manutenção no quarto coletivo. “Manter paredes em boas condições e o chão limpo não é apenas uma questão estética, mas um fator essencial para a saúde, segurança e qualidade do atendimento hospitalar”, considera o vereador, que pergunta se a Administração tem ciência do estado do local e quando o problema será resolvido. 


CENTRO DE SAÚDE 2 – Sobre o Centro de Saúde 2 "Dr. Jeber Juabre", na Vila Linópolis, o vereador pede esclarecimentos sobre o fechamento do laboratório. “Um laboratório dentro de um centro de saúde melhora a qualidade do atendimento, facilita diagnósticos e contribui para um sistema de saúde mais eficiente”, destaca. Entre as dúvidas destinadas ao Executivo, estão: o motivo do fechamento; o local para o qual os munícipes estão sendo encaminhados; se a medida é definitiva; e qual o fim dado ao espaço.            

Também no Centro de Saúde 2, o vereador solicita ao Poder Executivo o combate aos escorpiões existentes nas casas próximas e no próprio Centro, através de uma busca ativa, garantindo, assim, que crianças e idosos não sejam picados. Na justificativa da indicação, ele relata ter recebido a reclamação de uma munícipe dizendo que já viu escorpião dentro do Centro de Saúde mais de uma vez e avisou os funcionários.