Câmara de Santa Bárbara entrega Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a seis homenageados

Por Redação/CMSBO 21/11/2024 às 18:36

(Foto: Divulgação/CMSBO)

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, na noite da última terça-feira (19), a entrega da Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a seis homenageados. Esta honraria, instituída pelo Decreto Legislativo nº 02/2002, é outorgada a pessoas, grupos ou entidades que tenham se destacado, em diversos setores da sociedade, no combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A indicação dos homenageados é de responsabilidade dos grupos representantes do Movimento Negro atuantes no Município.

Receberam a honraria, em sessão solene no Plenário Dr. Tancredo Neves: Karina Ferreira de Andrade, indicada pela Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus; sr. Alex Barbosa de Andrade, indicado pela Associação Casa de Culto de Nzazi Luango; Iracina Pereira dos Santos Bispo, indicada pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro; Sandra Ribeiro Valotti, indicada pela Tenda de Umbanda Vó Maria do Rosário; Adriana Brasil, indicada pela UNEGRO, a Associação de Negros pela Igualdade; e Adilton Fonseca Paixão, indicado pelo Grupo África.

Sob o comando da vereadora Esther Moraes, a mesa de trabalhos desta solenidade foi composta pelo também vereador Júlio César Kifú e os representantes de cada grupo do Movimento Negro responsável pelas indicações, a SABER: Damiana Helena de Souza, presidente da Associação Cultural e Beneficente Carolina Marina de Jesus; Atanael Motta Jr., presidente da Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro; Cristiane de Souza, da Unegro (União de Negros pela Igualdade); Ricardo Alexandre Berlinga, o Pai Lubango, da Casa de Culto de Nzazi Luango; Mãe Cida de Iansã, da Tenda de Umbanda Vó Maria do Rosário; e Roberto dos Santos Pereira, o Mestre Gavião, do Grupo África.

O evento contou também com apresentação de capoeira e canto de alunos do 4º e 5º anos do CIEP Angélica Sega Tromocoldi. No encerramento da sessão solene, os presentes foram agraciados, ainda, com a declamação da poesia “Terra à Vista!”, feita pelo próprio autor, James Ribeiro.

A sessão solene foi aberta ao público e transmitida, ao vivo, pelo site oficial da Câmara e pelas redes sociais (@camarasbo).