O curta-metragem documental “As marchinhas do bloco Traquitana” será lançado nesta sexta-feira (22), às 19 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi, com entrada gratuita.
O público poderá conferir em primeira mão essa celebração da tradição carnavalesca e participar de um bate-papo com os organizadores. Após a exibição do curta-metragem, o Bloco Traquitana fará uma apresentação ao público.
Dirigido por João Marcelo Hansser, o curta-metragem narra o desfile do Bloco do Traquitana, um bloco de carnaval de Santa Bárbara d’Oeste que se dedica a preservar o espírito carnavalesco com as tradicionais marchinhas, carregadas de história e nostalgia.
O curta-metragem busca evidenciar o valor cultural e familiar dessas músicas, reunindo entrevistas com foliões de todas as idades, criando um retrato emocionante da influência dessas canções ao longo das gerações. Por todo o percurso do Bloco do Traquitana, desde a avenida Monte Castelo até a Praça Central, foram registrados momentos de animação e diversão das famílias e dos foliões, que cantaram e dançaram ao som das marchinhas.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Casa Dois João.