Avaliação bimestral: Prova Paulista começa na próxima segunda nas escolas estaduais

Por Secretaria de Educação do Estado SP 02/04/2024 às 14:52

Foto: Divulgação/Secretaria de Educação SP

A partir de segunda-feira (08), as escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começam a avaliar o aprendizado de 2,5 milhões de estudantes no primeiro bimestre do ano. A Prova Paulista será aplicada de acordo com o ano ou série até o dia 17 de abril.

A Prova Paulista é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Na primeira edição deste ano, o exame será aplicado em um novo modelo. “Além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido pelos estudantes”, explica Patrícia Monteiro, diretora do departamento de avaliação da Secretaria da Educação.

Outra novidade é que neste ano a Prova Paulista foi definida como a primeira fase da nova Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo, a Omasp. O desempenho dos estudantes será o indicador para a participação na segunda fase da competição.

Serão selecionados para a Olimpíada os 30% dos estudantes de cada ano que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática. As escolas terão um cronograma de aplicação da Prova Paulista e cada turma terá dois dias de provas, um deles dedicado a um grupo de disciplinas.