Autismo: AMAI/SBO completa 13 anos e promove 2ª Caminhada Azul neste domingo

Por Redação 02/04/2024 às 18:30

(Fotos; Divulgação AMAI e SBNoticias)

A AMAI-SBO Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos de Santa Bárbara d’ Oeste, completa hoje (02/4), 13 anos de atividades em prol da conscientização do autismo e da inclusão das pessoas autistas. Hoje é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neste ano, com o tema “Valorize as capacidades e respeite os Limites” , a AMAI/SBO vai realizar a 2ª Caminhada Azul no domingo, dia 7. A concentração será no Centro de Memórias “Historiador Antônio Carlos Angolini” (Rua João Lino, Centro- Em frente ao Museu da Imigração) e a saída será às 8h, seguindo até o Parque Araçariguama.

“Se você tem parente ou conhece alguma pessoa autista, abrace essa causa, vista azul e venha participar conosco”, convida a presidente e fundadora da AMAI/SBO, Eufrásia Agizzio.

Atualmente a AMAI/SBO atende 48 crianças e adolescentes com autismo. “Infelizmente, a fila de espera por vaga está com 59 crianças aguardando há quase um ano”, lamentou a presidente.

Desde a sua fundação, no dia 2 de abril de 2011, a AMAI/SBO vem realizando ações visando proporcionar melhor atendimento à pessoa com autismo. “Com apoio de vereadores a Associação recebeu emendas parlamentares que tornou possível a reforma na sede, o mobiliário, a compra do carro, de aparelhos eletrônicos, tudo visando a melhora do atendimento da pessoa com autismo. Continuamos contando com as pessoas para poder melhorar a qualidade no atendimento”, salientou ela.   

Na sede da Associação, a criança e o adolescente recebem terapias. Os atendimentos são individuais, com duração de 40 minutos. “O atendimento só é feito em grupo quando é necessário trabalhar com a socialização da criança. Só nesse momento são três ao mesmo tempo. Mas o atendimento individual é necessário porque tem que focar na dificuldade da criança”, explicou Eufrásia.

A equipe de profissionais da AMAI/SBO é composta por psicólogo, terapeuta, psicossocial; assistente social, pessoas que abraçaram e se dedicam a causa do autismo.

A sede da AMAI/SBO fica na rua Dona Margarida, 1628, Vila Linópolis, telefone: 19- 3628-9310. As atividades são mantidas com recursos públicos municipais e com recursos angariados em campanhas periódicas. A AMAI também conta com os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, e com doações de parceiros e colaboradores.

 A COR AZUL: Especialistas afirmam que a cor azul foi escolhida para representar o autismo, devido ao TEA ser considerado uma deficiência majoritariamente masculina, e está  simbolicamente e tradicionalmente ligada ao universo masculino.