Americana confirma terceiro óbito por dengue; vítima tinha 61 anos

Por Redação/Divulgação Prefeitura Americana 18/02/2025 às 15:12

Foto: Divulgação/Prefeitura Americana

A Vigilância Epidemiológica de Americana confirmou, nesta terça-feira (18), o terceiro óbito causado pela dengue. A vítima, uma mulher de 61 anos, residia no Jardim São Paulo. Ela estava internada em hospital particular e faleceu no dia 2 de fevereiro.

 

De acordo com a Vigilância, o subtipo do vírus não foi identificado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

 

Outros óbitos

 

No dia 4 de janeiro, um homem de 41 anos, morador do bairro Santa Cruz foi a óbito, sendo a primeira morte causada pela dengue este ano no município. O morador estava internado em hospital particular e o agente causador da doença foi o subtipo 2 do vírus.

 

A outra vítima, um rapaz de 25 anos, residia no Jardim Boer. Ele faleceu em seu domicílio, no dia 27 de janeiro. De acordo com laudo do IAL, também o subtipo 2 foi o agente causador.

 

Ações

Diversas ações vêm sendo realizadas pelo município dentro da campanha “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, entre elas, atividades de casa em casa com controle de criadouros, inspeções em pontos estratégicos, entre outros trabalhos operacionais.

 

As ações foram intensificadas neste ano com o uso de drone para auxiliar na inspeção de imóveis fechados e a realização de nebulização, serviço que está sendo contratado e deve ter início nas próximas semanas.

 

Diversas atividades educativas estão sendo realizadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.

 

Outras secretarias também estão engajadas na campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, assim como a Defesa Civil, o DAE (Departamento de Água e Esgoto), a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), e a CPFL Paulista.