2º “Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil” recebe mais de 800 inscrições

Por Redação/PMSBO 03/04/2024 às 17:17

O 2º “Concurso Multicultural – Combate ao Trabalho Infantil – 2024” recebeu 805 inscrições de alunos, 113 de escolas públicas municipais e 692 de escolas públicas estaduais de Santa Bárbara d’Oeste. O prazo encerrou-se na segunda-feira (1º).

O objetivo do Concurso, realizado desde 2023 pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), é fomentar a construção de uma reflexão crítica envolvendo crianças, adolescentes, famílias e educadores em tecer novas perspectivas de futuro em torno da arte, bem como novas perspectivas de oportunidades e acesso aos direitos a todas as crianças e aos adolescentes e ainda possibilitar aos estudantes e escolas a concorrerem a prêmios.

São 181 alunos inscritos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, que seguirão a temática - “Na minha idade brinco, estudo e dou trabalho”. As inscrições de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, que desenvolverão a temática - “É certo trabalhar na minha infância?” totalizam 444. E são 180 inscrições de alunos da 1ª a 3ª série Ensino Médio – que realizarão os trabalhos no tema - “O que deve ser feito para acabar com o trabalho infantil?”.

Os alunos puderam escolher as áreas que desenvolverão os temas. A mais procurada do total foi a de desenho, com 432 inscrições, seguida de redação – com 215 inscrições, depois 106 inscrições para poesia e 52 para música.

Conforme regulamento, os trabalhos deverão ser enviados pela escola no e-mail concurso.cmdcasbo@gmail.com, apenas com a identificação do número da inscrição, até 24 de maio. Eles passarão pela comissão avaliadora e os primeiros colocados em cada categoria participarão de evento de premiação no dia 12 de junho, em local a ser definido.

Serão premiados os três primeiros colocados em cada área e categoria. As escolas que tiverem alunos premiados em 1º lugar também serão contempladas.

Os prêmios são: 1º lugar – um aparelho de celular, 2º lugar – um smartwatch e 3º lugar – um fone de ouvido sem fio. As escolas serão premiadas com um Echo dot.

As informações, regulamento e os 399 trabalhos inscritos em 2023 podem ser conferidos no www.santabarbara.sp.gov.br/concursomulticultural até 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e da premiação do concurso deste ano.

O Concurso

O concurso é a concretização de um trabalho iniciado ainda no final do período pandêmico, considerando a preocupação com a permanência de crianças e adolescentes nas ruas em situação de trabalho.

Esse trabalho está sendo norteado pelo Programa de Ações Estratégicas de Enfrentamento do Trabalho Infantil - AEPETI (Federal), através da criação da Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil e outras formas de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, que reuniu as Políticas Públicas de: Assistência Social, Educação (Municipal e Estadual), Desenvolvimento Econômico, Saúde, Cultura, Esportes, Segurança e Trânsito, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA (responsável pela publicação desse Edital) e o Conselho Tutelar; a Procuradoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) eu Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho (JEIA) de Campinas/SP.