22 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular em Americana são apreendidas pelo GPA e encaminhadas ao CETRAS de Santa Bárbara

Por Redação com informações da GCM Americana 20/07/2026 às 16:53

(Foto: Divulgação/GCM/Americana)

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Americana, apreendeu 22 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro durante uma ação realizada na manhã desta segunda-feira (20), no Jardim Brasil.

Conforme informações da Guarda Municipal, a ocorrência teve início após uma denúncia recebida pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que informou a possível manutenção ilegal de aves silvestres em um imóvel localizado na Rua Thomas Panaro.

No endereço indicado, os agentes encontraram diversas aves mantidas em gaiolas. O morador foi questionado e não apresentou documentação que comprovasse autorização dos órgãos ambientais ou a condição de fiel depositário dos animais.

Ao todo, foram apreendidos 17 canários-da-terra, um tico-tico, um melro, um sanhaço, um pintassilgo venezuelano e uma coleirinha, totalizando 22 aves silvestres.

O responsável foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial. Após análise do caso, o delegado determinou o encaminhamento das aves ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) em Santa Bárbara D’Oeste, onde ficaram sob os cuidados da equipe técnica para avaliação, reabilitação e posterior soltura.