As aprendizagens significativas da Metodologia Ludocriativa e a Educação Sociocomunitária

Por * Por: Valéria Caetano da Silva 26/01/2024

Este artigo tem por finalidade apresentar as aprendizagens significativas do indivíduo, propondo uma investigação em Educação Sociocomunitária que surge da observação da identidade histórica de uma prática educativa dentro de um espaço no qual se professa a doutrina espírita. 

O estudo teve como foco a análise de um projeto educacional desenvolvido no Centro Espírita Fé e Amor, localizado em Perdizes - MG, que promove transformações sociais em seu tempo e lugar histórico, demonstrando que não é só dentro do espaço escola que ocorre o processo de educação. Assim, buscou-se desvendar as características do Centro Espírita, relacionando-as na perspectiva da Educação Sociocomunitária e verificando a relação com a educação não formal e a educação social, como forma de conscientização da Educação Sociocomunitária. 

Também buscou-se analisar, sob o olhar de vários autores, os  olhares qualitativos da metodologia Ludocriativa na formação do ser humano, como também demonstrar os desafios, e perspectivas, da educação social e da questão da educação de jovens e adultos para além dos muros da escola, com uma intencionalidade de repensar a prática mediante o lamentável quadro de analfabetismo que o Brasil se encontra.

Assim, a hipótese se estabelece para solução do problema da pesquisa, que questiona a possibilidade da ação educativa dos sujeitos atendidos pela Metodologia Ludocriativa. Para tanto, foi levado em consideração as perspectivas educacionais da Pedagogia da Expressão para o desenvolvimento do sujeito como autor do próprio processo educativo, tendo como meio propulsor a ação do lúdico e da expressão (artística, cênica, plástica, musical, recreativa e folclórica), sendo este  o caminho utilizado para alcançar a ação educativa proposta no Centro Espírita Fé e Amor. 

Esta metodologia propõe uma compreensão da Educação Sociocomunitária no sentido de uma educação para a autonomia, a qual defende uma ação educacional que se constitua como um processo de coleta de vários sentidos dispersos no viver, referentes ao modo de conceber a realidade. 

A Educação Sociocomunitária deve ser emancipatória, com o foco em criar uma consciência crítica, que se baseia na autonomia dos sujeitos, uma vez que só será possível de ser conquistada no campo conflituoso das diversas esferas formativas vigentes na comunidade. Desta forma, o trabalho apontou que a metodologia Ludocriativa é um método eficaz para a consolidação das aprendizagens significativas em diversos contextos educativos, tanto formal, quanto não formal.Este artigo tem por finalidade apresentar as aprendizagens significativas do indivíduo, propondo uma investigação em Educação Sociocomunitária que surge da observação da identidade histórica de uma prática educativa dentro de um espaço no qual se professa a doutrina espírita. 

O estudo teve como foco a análise de um projeto educacional desenvolvido no Centro Espírita Fé e Amor, localizado em Perdizes - MG, que promove transformações sociais em seu tempo e lugar histórico, demonstrando que não é só dentro do espaço escola que ocorre o processo de educação. Assim, buscou-se desvendar as características do Centro Espírita, relacionando-as na perspectiva da Educação Sociocomunitária e verificando a relação com a educação não formal e a educação social, como forma de conscientização da Educação Sociocomunitária. 

Também buscou-se analisar, sob o olhar de vários autores, os  olhares qualitativos da metodologia Ludocriativa na formação do ser humano, como também demonstrar os desafios, e perspectivas, da educação social e da questão da educação de jovens e adultos para além dos muros da escola, com uma intencionalidade de repensar a prática mediante o lamentável quadro de analfabetismo que o Brasil se encontra.

Assim, a hipótese se estabelece para solução do problema da pesquisa, que questiona a possibilidade da ação educativa dos sujeitos atendidos pela Metodologia Ludocriativa. Para tanto, foi levado em consideração as perspectivas educacionais da Pedagogia da Expressão para o desenvolvimento do sujeito como autor do próprio processo educativo, tendo como meio propulsor a ação do lúdico e da expressão (artística, cênica, plástica, musical, recreativa e folclórica), sendo este  o caminho utilizado para alcançar a ação educativa proposta no Centro Espírita Fé e Amor. 

Esta metodologia propõe uma compreensão da Educação Sociocomunitária no sentido de uma educação para a autonomia, a qual defende uma ação educacional que se constitua como um processo de coleta de vários sentidos dispersos no viver, referentes ao modo de conceber a realidade. 

A Educação Sociocomunitária deve ser emancipatória, com o foco em criar uma consciência crítica, que se baseia na autonomia dos sujeitos, uma vez que só será possível de ser conquistada no campo conflituoso das diversas esferas formativas vigentes na comunidade. Desta forma, o trabalho apontou que a metodologia Ludocriativa é um método eficaz para a consolidação das aprendizagens significativas em diversos contextos educativos, tanto formal, quanto não formal.Este artigo tem por finalidade apresentar as aprendizagens significativas do indivíduo, propondo uma investigação em Educação Sociocomunitária que surge da observação da identidade histórica de uma prática educativa dentro de um espaço no qual se professa a doutrina espírita. 

O estudo teve como foco a análise de um projeto educacional desenvolvido no Centro Espírita Fé e Amor, localizado em Perdizes - MG, que promove transformações sociais em seu tempo e lugar histórico, demonstrando que não é só dentro do espaço escola que ocorre o processo de educação. Assim, buscou-se desvendar as características do Centro Espírita, relacionando-as na perspectiva da Educação Sociocomunitária e verificando a relação com a educação não formal e a educação social, como forma de conscientização da Educação Sociocomunitária. 

Também buscou-se analisar, sob o olhar de vários autores, os  olhares qualitativos da metodologia Ludocriativa na formação do ser humano, como também demonstrar os desafios, e perspectivas, da educação social e da questão da educação de jovens e adultos para além dos muros da escola, com uma intencionalidade de repensar a prática mediante o lamentável quadro de analfabetismo que o Brasil se encontra.

Assim, a hipótese se estabelece para solução do problema da pesquisa, que questiona a possibilidade da ação educativa dos sujeitos atendidos pela Metodologia Ludocriativa. Para tanto, foi levado em consideração as perspectivas educacionais da Pedagogia da Expressão para o desenvolvimento do sujeito como autor do próprio processo educativo, tendo como meio propulsor a ação do lúdico e da expressão (artística, cênica, plástica, musical, recreativa e folclórica), sendo este  o caminho utilizado para alcançar a ação educativa proposta no Centro Espírita Fé e Amor. 

Esta metodologia propõe uma compreensão da Educação Sociocomunitária no sentido de uma educação para a autonomia, a qual defende uma ação educacional que se constitua como um processo de coleta de vários sentidos dispersos no viver, referentes ao modo de conceber a realidade. 

A Educação Sociocomunitária deve ser emancipatória, com o foco em criar uma consciência crítica, que se baseia na autonomia dos sujeitos, uma vez que só será possível de ser conquistada no campo conflituoso das diversas esferas formativas vigentes na comunidade. Desta forma, o trabalho apontou que a metodologia Ludocriativa é um método eficaz para a consolidação das aprendizagens significativas em diversos contextos educativos, tanto formal, quanto não formal.Este artigo tem por finalidade apresentar as aprendizagens significativas do indivíduo, propondo uma investigação em Educação Sociocomunitária que surge da observação da identidade histórica de uma prática educativa dentro de um espaço no qual se professa a doutrina espírita. 

O estudo teve como foco a análise de um projeto educacional desenvolvido no Centro Espírita Fé e Amor, localizado em Perdizes - MG, que promove transformações sociais em seu tempo e lugar histórico, demonstrando que não é só dentro do espaço escola que ocorre o processo de educação. Assim, buscou-se desvendar as características do Centro Espírita, relacionando-as na perspectiva da Educação Sociocomunitária e verificando a relação com a educação não formal e a educação social, como forma de conscientização da Educação Sociocomunitária. 

Também buscou-se analisar, sob o olhar de vários autores, os  olhares qualitativos da metodologia Ludocriativa na formação do ser humano, como também demonstrar os desafios, e perspectivas, da educação social e da questão da educação de jovens e adultos para além dos muros da escola, com uma intencionalidade de repensar a prática mediante o lamentável quadro de analfabetismo que o Brasil se encontra.

Assim, a hipótese se estabelece para solução do problema da pesquisa, que questiona a possibilidade da ação educativa dos sujeitos atendidos pela Metodologia Ludocriativa. Para tanto, foi levado em consideração as perspectivas educacionais da Pedagogia da Expressão para o desenvolvimento do sujeito como autor do próprio processo educativo, tendo como meio propulsor a ação do lúdico e da expressão (artística, cênica, plástica, musical, recreativa e folclórica), sendo este  o caminho utilizado para alcançar a ação educativa proposta no Centro Espírita Fé e Amor. 

Esta metodologia propõe uma compreensão da Educação Sociocomunitária no sentido de uma educação para a autonomia, a qual defende uma ação educacional que se constitua como um processo de coleta de vários sentidos dispersos no viver, referentes ao modo de conceber a realidade. 

A Educação Sociocomunitária deve ser emancipatória, com o foco em criar uma consciência crítica, que se baseia na autonomia dos sujeitos, uma vez que só será possível de ser conquistada no campo conflituoso das diversas esferas formativas vigentes na comunidade. Desta forma, o trabalho apontou que a metodologia Ludocriativa é um método eficaz para a consolidação das aprendizagens significativas em diversos contextos educativos, tanto formal, quanto não formal.


* Valéria Caetano da Silva é professora, pesquisadora na área da Educação e autora do livro Metodologia Ludocriativa