Volume de chuva em Santa Bárbara ultrapassa o esperado para o mês todo; tempo segue estável até 4º feira

Por Redação 11/11/2024 às 17:21

(Foto: Divulgação/DAESBO/Arquivo)

As chuvas registradas em Santa Bárbara d’ Oeste nos últimos dias já ultrapassou o volume estimado para o mês todo. Foram registrados até agora um total de 160,30 milímetros. O volume estimado para o mês era de 146mm. O Setor de Gestão de Recursos Hídricos do DAE-Departamento de Água e Esgoto do município registrou: 2,90 mm no dia 3; 64,50 mm dia 4; e 92,9 mm entre a quinta-feira e sexta-feira (dias 7 e 8). O órgão realiza a medição sempre no começo da manhã seguinte.    

A semana começou com tempo estável, céu claro, com momentos de céu parcialmente nublado, e temperatura máxima em torno 30°C, mas pode começar a mudar a partir desta terça-feira (12), conforme a previsão do Cepagri/Unicamp.

 Para amanhã a previsão é de céu parcialmente nublado. A passagem de uma frente fria a partir do final da tarde deverá ser percebida por um aumento na velocidade dos ventos e pela ocorrência de rajadas da ordem de 50 a 60 km/h. A partir de quarta-feira (13), as instabilidades voltam a ocasionar chuvas na região de forma regular.

Há possibilidade de pancadas de chuva a partir do anoitecer, aumentando as chances ao longo da madrugada da quarta-feira. As temperaturas ficam entre 18 e 31°C. A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado a encoberto, com possibilidade de chuvas a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente.

Segundo ainda a previsão do Cepagri/Unicamp, a frente fria cuja passagem pela região está prevista para a noite de terça-feira, formará um canal de umidade no sudeste brasileiro, atuando principalmente entre o centro-sul de MG, RJ e sul do ES, mas manterá influência em SP, sobretudo no norte e leste do estado, o que inclui a região de Campinas. 

"Essas chuvas devem ocorrer sobretudo na forma de pancadas. As temperaturas ficam entre 18 e 25°C, e os ventos devem soprar com intensidade moderada a forte no início e no final do dia. A quinta-feira deverá manter características semelhantes, e as instabilidades deverão ganhar força na região entre sexta-feira e sábado, para quando são projetados os maiores volumes de chuva", informou o órgão.