Família registra boletim de ocorrência por ato de racismo em loja do shopping, em Santa Bárbara

Por Redação 13/11/2024 às 15:40

(Foto: SBNotícias)

A família do jovem Kaian Silva Santos, de 21 anos, registrou um boletim de ocorrência por ato de racismo ocorrido no final da tarde de domingo (10), em uma loja de acessórios, no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d' Oeste.  

Conforme as informações relatadas no boletim, o jovem estava com sua namorada no shopping, e ambos entraram numa loja de acessórios. A namorada escolheu uma pulseira, pediu a ele para segurar enquanto passava no caixa. Quando foram ao caixa, uma funcionária da loja o acusou de roubar a pulseira. Pediu que tirasse tudo do bolso e o acusou várias vezes de roubo, dizendo: "ele enfiou a pulseira no bolso, e está levando a pulseira embora".

A namorada chamou o segurança do shopping e explicou a situação. A pedido da funcionária o segurança revistou o jovem e viu que não havia nada em seu bolso.

Segundo ainda as informações do boletim de ocorrência, a funcionária insistiu dizendo: "ele jogou a pulseira ali, eu vi ele jogando". Porém ao constatar que estava errada disse: "está tudo bem então".

O boletim de ocorrência foi registrado como crime de “Preconceito de Raça ou de Cor- Praticar Discriminação Racial”. A vítima foi orientada a comparecer no Setor de Investigações da Delegacia de Polícia do local. O caso é investigado no 2º Distrito Policial de Santa Bárbara. 

Tainá Silva, irmã de Kaian, informou que a família está processando a loja. Segundo ela, tratava-se de uma pulseira plástica metalizada, com preço de R$ 30,00. “Até agora o retorno que temos é que a funcionária foi afastada.” Tainá publicou o fato manifestando sua indignação nas redes sociais. “Sofremos uma discriminação muito grande, na qual não imaginamos que viveria, mas que infelizmente, faz parte do cenário cotidiano de muitos negros, pardos, cidadãos de periferia", diz em trecho da publicação.

O Tivoli Shopping informou que trata-se de um caso isolado envolvendo uma das operações do shopping. “Esclareceremos que este foi um incidente isolado em uma operação do shopping. O Tivoli  Shopping reafirma que seu compromisso é oferecer um ambiente acolhedor para todos.””, respondeu em nota.

A loja de acessórios foi procurada pela reportagem e encaminhou uma nota através do departamento jurídico.  “A Loja é uma empresa de longa data e reputação ilibada, sempre prezando pelo bom atendimento a todos os clientes. Assim, os fatos estão sendo devidamente apurados. A Loja não coaduna com qualquer ato ilícito cometido em suas dependências, bem como não tem conhecimento de nenhuma investigação oficial até o momento, mas permanece à disposição para esclarecer o ocorrido” , afirmou o Advogado Saul Bortolani Neto. 

* Matéria atualizada com informações do jurídico da loja de acessórios.