Vereador apresenta projetos para proibir tarifa mínima da conta de água

Por Redação 23/01/2022 às 10:49

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, na semana passada, os Projetos de Lei 08 e 09/2022. O primeiro proíbe a cobrança de tarifa mínima pela prestação de fornecimento de água e coleta de esgoto. Já o segundo dispõe sobre a prioridade na tramitação dos processos administrativos no âmbito municipal, em que figurem como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Na exposição de motivos do PL 08/2021, Eliel Miranda explica que a cobrança de tarifas mínimas pelas prestações dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário é absolutamente injusta. “Em qualquer lugar do mundo, só é cabível cobrar-se aquilo que se fornece. Se o serviço não é utilizado, é inadmissível que o consumidor seja cobrado”, explicou, ressaltando que uma parcela expressiva da população se encontra na categoria de consumo que recebe a tarifação mínima.

Já na justificativa do PL 09/2021, o parlamentar destaca que a administração pública municipal, direta e indireta, sofre com o volume dos processos administrativos ‘parados’ e sequer apreciados, tendo as partes que suportar os desgastes materiais e morais que lhe são causados. Por isso o parlamentar pede que seja garantida mais celeridade nos processos administrativos de pessoas idosas, as quais, em muitos casos, encontram-se debilitadas, enfraquecidas e sem condições de aguardar a morosidade da tutela que garantirá seu direito.