TRE orienta como transferir o título para votar em uma seção com acessibilidade

Por Redação com informações do TRE/SP 26/04/2024 às 15:21

EE Prof. Inocêncio Maia, um dos vários locais de votação com acessibilidade em Santa Bárbara (Foto Arquivo SBNotícias)

A Justiça Eleitoral de São Paulo registrou a transferência de 88.144 eleitoras e eleitores para seções acessíveis do início de janeiro até ontem (25). Quem tem mobilidade reduzida ou deficiência pode pedir para votar em um local que atende às regras de acessibilidade até 8 de maio, último dia para tirar ou regularizar o título. 


A pessoa que já tem a biometria coletada pode solicitar a troca de seção por meio do autoatendimento disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Veja abaixo como transferir para uma seção acessível:

  • Na página inicial do autoatendimento, clique em “Título Eleitoral”

  • Em seguida, selecione "3. Atualize ou corrija seu título eleitoral"

  • Depois escolha a opção "3.3 Troque seu local de votação dentro do mesmo município"

  • Após o preenchimento do formulário com os dados pessoais e o envio dos documentos solicitados, marque a opção “Deseja votar em uma seção com acessibilidade?” e escolha o seu local de votação


Aqueles que vão tirar o documento pela primeira vez ou não possuem biometria coletada devem comparecer ao cartório mediante agendamento pela internet..


O agendamento está disponível até o fim deste mês. Entre os dias 1º e 8 de maio, o serviço de estará suspenso, devendo a eleitora ou o eleitor se dirigir ao cartório para atendimento, que será realizado por ordem de chegada, respeitado o atendimento preferencial. Nesse período, as unidades eleitorais também vão ampliar o horário de atendimento e fazer plantões no feriado do Dia do Trabalho e fim de semana.

Das 88.144 eleitoras e eleitores que solicitaram a transferência para uma seção acessível, 85.324 (97% do total) apresentam mobilidade reduzida, a exemplo das pessoas idosas. Já o restante do eleitorado, que engloba 2.820 pessoas, afirmou ter alguma deficiência. Nesse grupo, 1.180 disseram ter deficiência de locomoção, enquanto 339 declararam deficiência visual. Outras 1.301 eleitoras e eleitores informaram ter deficiências diversas.