Setor metalúrgico está estável e o mercado de trabalho voltou a aquecer, afirma Fábio Mello, presidente do Sindicato em SB

Por Redação 01/05/2024 às 17:35

(Foto Valter Guarnieri/ SBNoticias)

Em entrevista ao Jornal da Brasil (na Rádio Brasil FM 81,9), nesta quarta-feira (01), Dia do Trabalho, apresentado pelo jornalista Roberto Miamoto, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Bárbara d’ Oeste, Fábio Mello, afirmou que o setor metalúrgico está estável e que o mercado de trabalho voltou a aquecer após o período da pandemia.

“Passou o primeiro trimestre deste ano e estamos esperançosos que vai melhorar ainda mais. A gente vê com as empresas esse aquecimento do mercado no município e no geral também e pelo que conversamos com outros sindicatos da região, a gente percebe também essa procura de mão de obra qualificada em Santa Bárbara d’ Oeste. Teve um pequeno aumento nos postos de trabalho.”, afirmou

Fábio iniciou sua gestão na presidência do Sindicato em janeiro deste ano e entre as suas propostas de trabalho frente à entidade está a qualificação da mão de obra. “Temos 21 diretores e estamos resgatando muitas coisas. No período da pandemia perdemos muitos postos de trabalho, no geral, e estamos resgatando isso, fazendo o papel de sindicalista”, disse.

Um dos principais objetivos da diretoria é a escola profissionalizante. No ano passado, em parceria com SENAI, o sindicato cedeu a estrutura da escola e montou uma turma de caldeireiro para colocar no mercado com mão de obra qualificada e especializada. “Nós demos a estrutura e o Senai, os professores. Também estamos buscando parcerias para tentar trazer empresas para a cidade. É o que move o sindicato”, disse o presidente. Os vários cursos oferecidos aos associados e dependentes no Sindicato são gratuitos.

Em Santa Bárbara d’ Oeste, atualmente, são mais de 5,5 mil metalúrgicos, e 1,5 mil são associados do Sindicato. Entre os vários benefícios destacam-se a escola profissionalizante, o departamento jurídico, a colônia de férias na Praia Grande, as convenções coletivas, as cláusulas sociais e econômicas, entre outros. O piso salarial dos metalúrgicos é de R$ 2.350 e tem os benefícios das empresas, mais o PLR.

SÓCIO USUÁRIO: Entre as ações resgatadas pela atual diretoria do Sindicato, a inscrição para sócio usuário foram reabertas. “O sócio usuário não precisa ser metalúrgico. Pode ser trabalhador de qualquer categoria, qualquer segmento e tem direito à escola profissionalizante, à colônia de férias, ao Clube de Campo no Vale das Cigarras para ele e seus dependentes. 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Bárbara d' Oeste fica na Rua João Lino, 758, Vila Maria (próximo ao Hospital Santa Bárbara)