Saúde na Escola é lançado em Santa Bárbara

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Um evento marcou na manhã de hoje (10), o lançamento do programa Saúde na Escola em Santa Bárbara d'Oeste. Enfocando a humanização, prevenção e o comprometimento dos profissionais envolvidos para que a iniciativa alcance seus objetivos, a proposta foi apresentada aos profissionais das secretarias de Saúde e Educação, no salão nobre da Secretaria de Educação.

O projeto também será mostrado em reuniões já agendadas ao longo deste mês. "Hoje damos inicio ao projeto com muita força, esforço e organizando as ações engajando as secretarias de Educação, Saúde e outras que vão prestar o auxilio. A importância é fundamentalmente a prevenção, cuidar para que se mantenha a saúde, para que crianças, jovens e adultos tenham hábitos mais saudáveis. Vamos levar exames preventivos, alem de criar bons hábitos", disse o prefeito Denis Andia (PV).

Segundo o chefe do Poder Executivo, os resultados serão gradativos. "Gradativamente ao longo dos anos e com persistência vamos reduzir as ocorrências de infinidades de doenças e situações. Educar para prevenção e ter ações de prevenção, o que tornará o sistema de saúde do município mais otimizado e eficiente. Aos poucos vamos deixar de ter o sobre acumulo de pessoas que procuram os PSs e UBSs".

Mais de 14 mil alunos da rede municipal de ensino serão beneficiados. A iniciativa é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, instituído em 2007. Em março deste ano, as Secretarias iniciaram o processo de adesão ao Programa, por meio da "Semana da Saúde na Escola", entre os dias 11 e 15 de março.

A adesão ao Programa pelo município foi realizada em junho. O Governo Federal priorizou ações essenciais a serem trabalhadas, cabendo aos municípios elaborar outras propostas e ações permanentes de acordo com as diretrizes do Programa. Reuniões foram realizadas entre diversos setores das Secretarias, definindo as estratégias e propostas que darão continuidade à iniciativa.