Representantes do Governo e EMTU visitam obras do Terminal Metropolitano

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Santa Bárbara d'Oeste recebeu na tarde de hoje (02), a visita do secretário dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, e do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes Junior. Ao lado do prefeito Denis Andia, eles vistoriaram as obras no Terminal Rodoviário Metropolitano, instalado na Rodovia Luis Ometto, a SP-306. A construção faz parte do Corredor Noroeste Vereador Biléo Soares, que irá ligar o município barbarense à Sumaré, passando por Nova Odessa e Americana.

Autoridades estiveram presentes em vitoria no Tribunal Metropolitano 

(Foto: Marcos Estevan)
Autoridades estiveram presentes em vitoria no Tribunal Metropolitano (Foto: Marcos Estevan)

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes Junior, afirma que a obra está caminhando dentro do prazo estipulado, que prevê a conclusão em dezembro deste ano. "Está tudo dentro do cronograma que foi estabelecido, para a entrega em dezembro. As estruturas para a cobertura devem chegar até o final deste mês. Por enquanto, as coisas estão correndo bem. O projeto dos outros pontos, como a construção do viaduto no Ribeirão dos Toledos, quanto a confluência com a Rua Floriano Peixoto, já está pronto e nós entramos com pedido de outorga junto à Cetesb. Assim como as obras na avenida, sempre tendo que respeitar a população da cidade que trafega por esses locais", comentou.

Lopes ressalta a importância do corredor para a região. "Além de integrar estas seis cidades que formam a porção Noroeste e fornecer um transporte de qualidade, ele vai servir como um indutor de desenvolvimento e geração de negócios, oportunidades e empregos. Hoje, temos cerca de 150 trabalhadores nesta obra e a previsão é que esse número chegue a 250, somando Nova Odessa e Santa Bárbara e sem contar com o serviço terceirizado", apontou.

O secretário Jurandir Fernandes detalha os principais benefícios do Corredor Metropolitano e ressalta a evolução das obras. "Existe um tripé de aplicações formado pela mobilidade do transporte em si, a integração dos seis municípios e o planejamento de uma ocupação para o solo da cidade, que induz o crescimento para outras áreas. Aonde o corredor chegou já provocou mudanças e aqui, que ainda nem começou a funcionar, é uma outra realidade quando de minha última visita. E, ao longo das avenidas, já é perceptível o nosso trabalho. É uma evolução que está ganhando peso e velocidade. Outro ponto que eu gostaria de abordar é a criação do Cartão Único de Transporte, que deve começar a funcionar noventa dias após a assinatura dos contratos", disse.

O prefeito municipal Denis Andia fala da importância da construção para a cidade de Santa Bárbara. "Em todo lugar por onde ele passa, sempre traz consigo uma indução de desenvolvimento, porque é um eixo de transportes de trabalhadores e uma porção de circunstâncias favoráveis. Aqui em Santa Bárbara, a gente já começa a observar que já estão sendo construídos condomínios residenciais e comerciais à beira da rodovia e outros tem nos procurado, no entorno, que também é uma área de desenvolvimento industrial, para ocupar esse espaço. Além de ser o ponto final do terminal, esse corredor recebeu uma ampliação em seu projeto original e vai atender a nossa rodoviária", destacou.

Andia comenta as intervenções que vem sendo feitas pela Administração paralelamente ao trabalho do Governo do Estado. "O corredor permite uma mudança no conceito do transporte público do município e a empresa responsável por isso, que iniciou os trabalhos no ano passado, tem todo interesse de se engajar nesse sistema. E que as pontas do município se juntem através dos transportes municipal e metropolitano. A ideia é proporcionar agilidade para as pessoas e o que o município tem feito, ao longo desse tempo, é tentado ser ágil no sentido que a obra tivesse seus alvarás, autorizações, enfim, nesses pontos que facilitam a construção", analisou.

Segundo a EMTU, o novo Corredor Metropolitano irá beneficiar cerca de 220 mil usuários diariamente e proporcionar uma redução média de 15 minutos de viagem durante o trecho abrangido. Serão 7.700 metros quadrados, abrigando cinco linhas metropolitanas, que serão operadas por 21 veículos. Em Santa Bárbara d'Oeste, além do Terminal, estão ocorrendo obras de construção de faixa exclusiva para ônibus na Avenida São Paulo, criação de duas Estações de Transferência e implantação da transposição do Córrego Mollon.