O Procon de Santa Bárbara d'Oeste, órgão liga à Secretaria de Administração, informa que diante da greve dos funcionários dos Correios, as empresas que enviam as cobranças por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor (internet, fax, sede da empresa, depósito bancário entre outras). Devem ainda divulgar amplamente as alternativas disponíveis.
A fundação recomenda
aos consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas a entrarem em contato com a empresa, para solicitarem
outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, a fim de evitar a cobrança de
eventuais encargos e cancelamentos.
Para aqueles que contrataram os serviços dos Correios e
estes não forem prestados na forma contratada cabe questionamento para eventual ressarcimento ou abatimento do
valor pago. Não havendo solução, o contratante deve procurar um órgão de defesa do
consumidor. Caso a questão envolva dano moral, é possível discutir a questão no Poder
Judiciário.
Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação do Procon de Santa Bárbara d'Oeste. Para mais informações, o órgão está localizado na rua João Ridley Bufford, s/ nº, Praça do Terminal de Ônibus. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Contato: (19) 3455-7345. E-mail: procon@santabarbara.sp.gov.br.