
Pacientes com pedidos de exame de sangue na rede pública municipal de Santa Bárbara d' Oeste, estão tendo que aguardar de 4 a 5 meses pelo agendamento. A demora tem gerado reclamações e revolta de pacientes e familiares que tem sido informados nas Unidades Básicas de Saúde-UBSs sobre esse tempo médio de espera.
"São quase seis meses. O médico pede o exame para fazer uma avaliação, e durante essa espera pelo agendamento o quadro do paciente pode sofrer alteração. É muito tempo. Depois de pegar o resultado do exame tem mais um prazo ainda para agendar o retorno com o médico", desabafou Dirce M. Barros, mãe de um paciente.
O vereador Rony Tavares (Republicanos) afirmou que também recebeu muitas reclamações e, por essa razão, protocolou um requerimento pedindo informações ao Poder Executivo sobre a demora. Ele pergunta ao prefeito Rafael Piovezan como é feito o agendamento desses exames na Rede Municipal de Saúde; em quais unidades de saúde são realizados; qual é o tempo médio de espera para o agendamento e o motivo da demora; e quantos pacientes são atendidos mensalmente.
Tavares questiona também se a Prefeitura possui laboratório próprio ou mantém convênio com empresa particular, e, nesse caso, qual é a empresa e o valor do contrato em vigor com a mesma.