Nova presidente do Capes coordena curso nota 2 descredenciado pela própria entidade em 2017

Por REDAÇÃO/G1 16/04/2021 às 21:40

A nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)), Cláudia Mansani Queda de Toledo, nomeada nesta quinta-feira (15) pelo governo, teve um curso de pós-graduação descredenciado pela própria Capes em 2017 por não ter atingido a nota mínima para continuar em funcionamento.

 

O curso de mestrado "Sistema Constitucional de Garantias de Direitos", coordenado por Queda de Toledo, recebeu nota 2 no geral. A avaliação quadrienal da Capes compreende cinco seções: "proposta do programa", "corpo docente", "corpo discente", "teses e dissertações", "produção intelectual" e "inserção social".

 

A Capes é responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e atuar na formação de professores da educação básica.

 

Queda de Toledo obteve doutorado em direito constitucional em 2012 justamente pela faculdade onde coordena esse curso de mestrado, o Centro Universitário de Bauru - e da qual hoje é reitora.

 

A entidade tinha antes o nome de Instituto Toledo de Ensino (ITE) e foi fundada no interior paulista por Antônio Eufrásio de Toledo nos anos 1950.

 

O relatório da Plataforma Sucupira diz que, no curso coordenado por Queda de Toledo no Centro Universitário de Bauru, "35% dos docentes não ofereceram disciplinas, 20% não participaram em projetos de pesquisa e 23% não orientaram discentes".

 

Quesitos da avaliação sobre corpo docente e produção intelectual receberam conceito fraco.

 

A nota 2 foi mantida mesmo após pedido de reconsideração meses depois. "Mantém-se a nota considerando os critérios mínimos estabelecidos no documento de área. Embora se considere a importância e a história do curso para a região, não se observou um crescimento do programa em relação à área."

 

Notas "0", "1" e "2" na avaliação quadrienal da Capes descredenciam um curso e têm recomendação para fechar. Desempenho com avaliação "3" ou "4" é considerado como médio e o curso pode funcionar. A nota máxima é 7.

 

Em publicação no "Diário Oficial da União" de 17 de junho de 2020, um dia antes da saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação, o curso "Sistema Constitucional de Garantias de Direitos" no Centro Universitário de Bauru constou com novo parecer, nota 4, e apto para voltar ao sistema.

 

Queda de Toledo também é advogada, sócia do escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi. Ela entra no lugar de Benedito Guimarães Aguiar, exonerado no início da semana.

 

Com informações do G1