O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) informa que uma nova massa de ar frio, de origem polar, chegará ao Sul do país a partir da noite de sábado (17), devendo avançar sobre partes das regiões Sudeste, principalmente em São Paulo, e Centro-Oeste e pelo sudoeste da Amazônia Legal no domingo (18), “originando um novo episódio de friagem”.
Com isso, as temperaturas cairão nessas localidades durante os próximos dias, efeito que poderá ser percebido, ainda que de forma atenuada, no sul e oeste de Rondônia, no sudoeste do Amazonas e no Acre.
Na Região de Campinas, conforme a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), o clima segue nublado e parcialmente nublado com baixíssimas chances de chuva, condições que persistirão durante o fim de semana, devido a passagem de uma frente fria. A umidade relativa do ar estará em elevação, com mínimas em torno de 50% voltando a declinar na próxima semana. Ventos fracos a moderados de norte/nordeste passando a sul/sudeste frio no domingo.
As temperaturas estarão em declínio,
principalmente as máximas hoje e durante o fim de semana. No domingo, a entrada
de uma intensa massa de ar de origem polar provocará o declínio acentuado da
temperatura a partir da tarde. É esperado frio intenso entre a segunda e a
quarta-feira com mínimas podendo atingir valores entre 4C e 5C e possíveis
geadas nas áreas mais altas.
Neve e geada
Há previsão de temperaturas negativas durante o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense, bem como no sul do Paraná, nos dias 19 e 20. “Não se descarta à ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense”, informa o SNM que prevê também a possibilidade de geada neste domingo (18) ao amanhecer “em todo o centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná”.
Entre segunda (19) e terça (20), as condições atmosféricas “serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul, podendo se estender pelo sul de Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná. No dia 20 (terça-feira), ainda há previsão para a formação de geada e os prognósticos de tempo indicam possibilidade para ocorrer na região sul de Minas e no estado de São Paulo”, complementa.