Com chapa única, 126ª Subsecção da OAB Santa Bárbara realiza eleição no dia 21

Por Redação 14/11/2024 às 17:23

Christian Roger Klitzke é o atual presidente da OAB Santa Bárbara (Foto: Divulgação)

As eleições da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Estado para o triênio 2025/2027 serão realizadas no dia 21 de novembro. Na 126ª Subsecção da OAB de Santa Bárbara d’Oeste a única chapa inscrita é a “Avança OAB”, encabeçada pelo advogado Christian Roger Klitzke, atual presidente.

Também compõem a chapa “Avança OAB”: Andrezza Fernanda Carlos (Vice-presidente); Fernanda Fachine (Secretária Geral); Mauricio Cristovam (Secretário Adjunto) e Marcel Guarda Breviglieri (Tesoureiro).

ELEIÇÃO 100% ONLINE

 Pela primeira vez, o processo será 100% online. Segundo a OAB/SP, com um clique de seus dispositivos digitais, os mais de 380 mil advogados inscritos no estado de São Paulo escolherão seus representantes de forma remota, sem necessidade de deslocamento aos locais de votação. “A iniciativa reforça o compromisso da OAB SP com a classe paulista, facilitando o direito ao voto e fortalecendo a representatividade da advocacia”, informou o órgão.

BOCA DE URNA: a boca de urna está proibida nas eleições online. A OAB/SP informou que a medida, implementada pela primeira vez, visa assegurar que a livre manifestação dos eleitores seja preservada, impedindo interferências e influências diretas nas horas que antecedem a escolha.

Segundo a OAB/SP, as regras para as eleições online estabelecidas no provimento 222/23 do Conselho Federal da OAB (CFOAB), proíbem a prática de boca de urna e a contratação de qualquer pessoa – seja ou não advogado(a) – para influenciar eleitores no dia do pleito. Além disso, é vedada a propaganda eleitoral nos locais onde estiverem situados os pontos de apoio para votação online, visando manter um ambiente neutro e livre de influências externas.

"O regramento permite, contudo, que o eleitor manifeste sua preferência de forma individual e silenciosa, por meio de broches e adesivos. É proibida, porém, a distribuição de material de propaganda, bem como práticas de aliciamento, coação ou qualquer tipo de manifestação que busque influenciar a vontade do eleitor. Todas as medidas - que contam com o acompanhamento da Comissão Eleitoral da OAB SP - buscam assegurar a transparência e a imparcialidade no processo eleitoral, adaptando-se à votação online”, informou o órgão.