Jardim Panambí e Jardim Primavera são incluídos na coleta seletiva

Por Redação 18/09/2011 às 10:25

Os bairros Jardim Panambi e Jardim Primavera foram inclúidos no projeto de coleta seletiva municipal. O anúncio foi feito neste domingo (18) pelo prefeito Mário Heins (PDT) em evento realizado na Praça Rotary, no Jardim Panambi.

Estiveram presentes ao lançamento, populares, ciclistas, o presidente da Câmara, Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), o presidente da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara), Paulo Bacchin, e o vereador Ademir da Silva (PT). Houve apresentação especial da Banda CO2 Zero, uma banda ecologicamente correta, formada por Reginaldo, Cleber, Max, Vitor, José Carlos Armelin e Renan (o pedalador oficial). A banda utiliza a energia gerada por bicicletas, que devem ser pedaladas para abastecer os instrumentos.

A Coleta Seletiva Municipal, projeto piloto da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, recolheu 4,96 toneladas de materiais recicláveis desde o início das ações, em agosto deste ano, nos bairros Jardim Alfa e Flamboyant, cuja coleta seletiva acontece às segundas-feiras a partir das 8h. No Jardim Panambi e Jardim Primavera, a coleta será feita às terças-feiras, também às 8h.

A prefeitura distribui material informativo e os bags (sacos para separação de material seco do úmido). A população desses bairros coloca todos os materiais recicláveis em um saco ou caixa, separado do lixo orgânico e rejeitos. A Recicoplast, cooperativa dos catadores de resíduos sólidos do município, em parceria com a prefeitura, faz a coleta desse material e envia para o centro de triagem, onde serão separados e vendidos para as indústrias recicladoras.

Com essa atitude, o município economiza recursos, aumenta a vida útil do aterro sanitário e gera emprego e renda para os participantes da cooperativa e das indústrias recicladoras.