Esmeralda é tetracampeão do Campeonato Barbarense de Futebol Amador da 1ª divisão

Por 29/06/2024 às 18:00

Foto: Divulgação/SEME

O Esmeralda sagrou-se tetracampeão do Campeonato Barbarense de Futebol Amador da 1ª divisão, competição promovida pela Seme (Secretaria Municipal de Esportes). No último sábado (29), em final disputada no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, a equipe venceu o São Fernando por 3 a 2.

Aos 16 minutos, Pablo Victor arriscou um chute de fora da área e mandou no canto direito do goleiro Schumacher, para abrir o placar para o Esmeralda. A comemoração durou pouco, aos 22 minutos, Bruno Corrêa, mais conhecido como Pezão, empatou para o São Fernando, após um rebote do goleiro Alan Tobias. Já na reta final do primeiro tempo, aos 37 minutos, Vinicius na entrada da pequena área chutou no canto direito de Schumacher e colocou o Esmeralda na frente novamente. 

Na etapa complementar o jogo foi marcado pelas polêmicas da arbitragem do Sr. Vinicius Gonçalves Dias Araújo, árbitro da Federação Paulista de Futebol e que pertence ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Aos 09 minutos do segundo tempo, Vinicius, cobra escanteio pela direita e Romário dentro da pequena área cabeceia do lado direito do gol, marcando o terceiro do Esmeralda. Porém, o assistente Henrique Perinelli, assiná-la um impedimento, alegando que houve um desvio em outro atleta que estava em posição irregular, antes da bola entrar. 

Logo em seguida, aos 13 minutos, Bruno Corrêa, o Pezão, em jogada dentro da grande área, gira o corpo e chuta em cima de Alagoano, a bola pega na cabeça do jogador do Esmeralda, mas o árbitro da partida marca pênalti, alegando que a bola bate no braço do defensor. 

Revoltados, os jogadores do Esmeralda partiram para cima do árbitro, que precisou do apoio da Guarda Civil Municipal, para conter os atletas. O jogo ficou paralisado por cerca de 9 minutos. Na cobrança do pênalti, Nathan chuta do lado esquerdo do gol de Mateus Carvalho e empata o jogo para o São Fernando. 

Já nos acréscimos, aos 45 minutos, Eric Martins, após cruzamento que sai do lado direito, marca o gol do título do Esmeralda.

Após 7 anos, o Esmeralda volta a conquistar o título da competição. A equipe havia levantado o caneco nos anos de 2015, 2016 e 2017 pela última vez. 

Com 10 gols marcados, Matheus Simão, atleta do Esmeralda, foi o artilheiro da competição. Schumacher, goleiro do São Fernando, foi o goleiro menos vazado. 

Na comemoração do título, um torcedor do Esmeralda subiu em um dos alambrados do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães e acabou caindo. O homem precisou ser socorrido pela equipe de ambulâncias que trabalhava na partida. Ele foi levado ao Pronto Socorro Dr. Édison Mano, para atendimento.