DISE de Americana realiza operação para incinerar quase 2 toneladas de drogas apreendidas na região

Por Redação 24/07/2026 às 12:54

(Fotos: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana, realizou, na manhã desta sexta-feira (24), uma grande operação policial destinada à incineração de aproximadamente duas toneladas de drogas apreendidas nos últimos três meses em ações desenvolvidas na área de circunscrição da Seccional de Polícia de Americana.

Entre os entorpecentes incinerados constavam expressivas quantidades de maconha, cocaína, crack, haxixe e drogas sintéticas, todas regularmente apreendidas em procedimentos policiais e com autorização judicial para destruição, em conformidade com a legislação vigente.


A operação mobilizou um expressivo efetivo de Investigadores de Polícia e diversas viaturas da Polícia Civil, que executaram um rigoroso esquema de segurança para a escolta e o transporte dos entorpecentes até o local da incineração. A ação contou ainda com o apoio do Instituto de Criminalística, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, órgãos que acompanharam e fiscalizaram todas as etapas do procedimento, garantindo sua regularidade e o fiel cumprimento das exigências legais.


Segundo a DISE, o planejamento operacional foi cuidadosamente elaborado com o objetivo de assegurar a integridade da carga apreendida durante todo o deslocamento, preservar a cadeia de custódia dos entorpecentes e proporcionar total segurança aos policiais envolvidos e à população.


As drogas destruídas são provenientes de diversas apreensões realizadas em operações de combate ao tráfico de entorpecentes conduzidas pela DISE de Americana e pelas demais unidades policiais subordinadas à Seccional de Polícia de Americana, resultado de investigações qualificadas, trabalhos de inteligência policial e ações repressivas desenvolvidas ao longo dos últimos três meses.

A incineração foi realizada em estabelecimento industrial devidamente credenciado, sob a coordenação da Autoridade Policial responsável, com o acompanhamento do Instituto de Criminalística, do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, observando rigorosamente todas as normas legais, ambientais e de segurança aplicáveis ao procedimento.

A DISE também ressaltou que “a destruição de quase duas toneladas de drogas representa mais uma importante ação da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, retirando definitivamente de circulação uma expressiva quantidade de substâncias ilícitas que abasteceriam organizações criminosas atuantes na região” e reafirmou “seu compromisso permanente com a repressão qualificada ao tráfico de drogas, destacando que operações dessa natureza são resultado do trabalho integrado de investigação, inteligência policial e atuação operacional, refletindo o empenho contínuo da Polícia Civil do Estado de São Paulo na preservação da ordem pública, na proteção da saúde pública e na promoção da segurança da população”.