Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola abre hoje para vacinas e agendamentos

Por Redação/Prefeitura de SBO 27/04/2024 às 09:31

Foto: Divulgação/PMSBO

O Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola “Elza Aparecida Zanini”, está aberto neste sábado (27) para aplicação de vacinas e consultas agendadas. Até às 15 horas, qualquer cidadão do município poderá comparecer à unidade para atualizar as cadernetas de vacinação. No período, também serão realizadas consultas com otorrinolaringologista, endocrinologistas adulto e pediátrico, e dentista, que foram pré-agendadas ao longo da semana pela equipe da Secretaria da Saúde.

Com foco nas pessoas de todas as faixas etárias, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o Calendário de Vacinação, a iniciativa visa ampliar o acesso e a cobertura vacinal, além de incentivar a cultura da imunização e disseminar ações educativas de saúde entre a população. Os demais atendimentos têm o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços e reduzir o tempo de espera para algumas especialidades.

Na unidade, os públicos-alvo das Campanhas de Vacinação contra a Gripe e da vacinação contra a dengue também poderão receber os imunizantes.

Estão aptos a receber a vacina contra a Influenza (gripe) os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

Já a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos. As iniciativas seguem as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que definem o público-alvo a ser vacinado.