Equipes da Defesa Civil Municipal de Nova Odessa, da base local do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dos bombeiros civis voluntários atuaram no resgate do menino Samuel, de 7 anos, que caiu em uma broca do alicerce de uma obra particular no Jardim dos Lagos 2, por volta das 18h de ontem (1º/12).
O menino teve escoriações leves, foi avaliado ainda no local e levado para o Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa pela viatura de resgate da corporação militar, onde passou a noite internado em observação e cuidados médicos, devendo ter alta ainda nesta segunda-feira. Segundo informações preliminares, a criança estaria brincando com outro amiguinho no terreno em construção no momento da queda. Foi o coleguinha que chamou o socorro.
Segundo a Defesa Civil da Prefeitura, que voltou a vistoriar o local, o buraco tem aproximadamente 4 a 5 metros de profundidade, por cerca de 40 centímetros de largura. O resgate levou cerca de 2 horas, utilizando um tripé e corda para alçar o garoto para fora da broca. A fiscalização da Secretaria Municipal de Obras vai vistoriar a obra nesta segunda-feira.
Ao final do salvamento, quando todos constataram que Samuel estava bem, o prefeito Cláudio Schooder (Leitinho) agradeceu a todos: “Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado de São Paulo, também aos bombeiros (civis) voluntários, Defesa Civil Municipal e a toda a comunidade que, unida aqui no Jardim dos Lagos, ajudou a salvar esse garoto, com as bênçãos de Deus".
Segundo o sargento Whander Cardoso, atuaram no resgate nove bombeiros militares e quatro viaturas da “base” da Avenida São Gonçalo. As equipes primeiramente estabilizaram o solo do entorno com tábuas e caibros, devido ao receio de que as paredes da broca pudessem ceder, soterrando a criança – que estava consciente.
“A todo momento, os bombeiros conversavam com o menino, enquanto parte da equipe preparava o equipamento para a retirada. Com auxílio do próprio Samuel, os bombeiros conseguiram orientá-lo a fim de que prendesse uma fita tubular na região de seu punho, com a qual as equipes obtiveram êxito no socorro”, explicou o comandante.
“É até difícil encontrar palavras, porque a gente se sente impactado. Só podemos agradecer, ressaltar esse sentimento de gratidão a Deus, gratidão a todos os envolvidos no resultado positivo – enfim, gratidão pela vida do Samuel”, completou o sargento Whander.
“Queremos agradecer ao pessoal dos bombeiros militares, dos bombeiros civis voluntários e da nossa equipe da Defesa Civil pelo bom trabalho em conjunto e pela união demonstrada nesse emocionante resgate. O prefeito Leitinho esteve com a gente o tempo todo, e foi muito importante pelo apoio e confiança no trabalho que isso representa”, afirmou o coordenador da Defesa Civil da Prefeitura, Vanderlei Wilians Vanag.
A família do garoto Samuel também agradeceu a todos pela
precisão do trabalho. “Como pais, ficamos ali muito aflitos, cada minuto que
passava era uma eternidade, mas sabemos que essa paciência e essa calma deles
era essencial, que o trabalho não podia ter falhas – e eles foram precisamos.
Queremos agradecer pela vida de cada um, pelo prefeito também, que nos estendeu
a mão e ficou com a gente até de madrugada à disposição. Que Deus recompense a
cada um”, afirmou Aguinaldo dos Reis, pai de Samuel.