Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (União Brasil), que teve sua candidatura a vereador barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE nas eleições municipais 2024, vai assumir o mandato no dia 1º de janeiro de 2025 na Câmara Municipal de Santa Bárbara d' Oeste.
Ele obteve 1.337 votos no dia 6 de outubro, porém, devido ao trâmite do processo no TRE, seus votos não foram computados. Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral-TSE deu provimento ao recurso apresentado pelo advogado do ex-vereador e deverá assumir o cargo para a próxima legislatura (2025/2028).
Wilson ficou satisfeito com o resultado, mas não quis se manifestar a respeito nesse momento. Disse que vai aguardar a oficialização da recontagem pela Justiça Eleitoral.
O TRE apontava que durante o exercício do mandato de vereador de 2013 a 2016, Wilson teria realizado nomeação de “servidora fantasma”, mediante contratação de assessora parlamentar com recursos públicos municipais sem a devida contraprestação. Após analisar os recursos, o relator Ministro Floriano de Azevedo Marques entendeu que esse fato não acarretaria sua inelegibilidade enquanto o processo não transitar em julgado.
MUDANÇA: Com a vitória de Wilson da Engenharia na Justiça o quadro de vereadores para 2025 em Santa Bárbara será alterado com a recontagem de votos. O União Brasil elegeu Carlos Fontes e Jesus Vendedor.
A Justiça Eleitoral deve informar em breve a nova recontagem de votos e como fica a Câmara na próxima legislatura.