Vereadores dizem que vão lutar contra construção de presídio nas proximidades de SB

Por Redação 03/10/2011 às 18:35

As declarações do prefeito de Limeira, Silvio Félix, durante o final de semana, quando afirmou ao Jornal de Limeira que a área do novo presídio da cidade já estava definida e que seria próxima à rodovia SP-306, caíram como uma bomba em SB. A indignação de políticos barbarenses é por conta da proximidade da área à divisa do município com Iracemápolis e à área rural de SB.

"É uma pena e um desrespeito a decisão comunicada pelo prefeito de Limeira. Desde o início do ano temos lutado para evitar a construção de um presídio tão próximo a determinados pontos da cidade, como a Ponte do Funil [estima-se que a ponte fique a menos de 10km da área onde o presídio será construído], e o regime de prisão do local é perigoso à população", afirma o vereador Danilo Godoy (PP), ao lembrar que a capacidade do presídio será de 650 presos, que cumprem pena no regime semiaberto.

"Conversaremos com nossos deputados, gente como Chico Sardelli (PV), Cauê Macris (PSDB), Mentor (PT), dentre outros, pois eles já fizeram seus esforços para evitar que fosse construído nas proximidades de Americana, e queremos que eles se lembrem da força e importância de SB", diz o vereador Carlos Fontes (PSD).

O prefeito Mário Heins (PDT) afirmou no domingo (2) ao jornal Diário de Santa Bárbara que também pretende lutar até o último minuto para evitar a construção deste presídio na área atualmente definida.

Tanto Godoy quanto Fontes afirmam que houve conversas com vereadores de diversas outras cidades da região, inclusive Iracemápolis - a outra cidade mais próxima ao novo presídio -, e que podem surgir novas tentativas de se evitar a construção da nova unidade prisional. "Vamos continuar tentando evitar, mas sempre nos lembrando que nós, vereadores, temos nossa jurisdição limitada, e o que estiver num âmbito maior do que Santa Bárbara não está em nossa alçada", finaliza Fontes.