Umidade relativa do ar segue baixa na região e exige cuidados

Por Redação 23/07/2021 às 16:44

(Foto: Cláudio Mariano/SBNotícias)

Com a baixa umidade relativa do ar, registrando na tarde de ontem (22), o índice de 17%, a Defesa Civil de Santa Bárbara d’ Oeste, através da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), informou na tarde de hoje (23) que segue em estado de alerta.

Em Americana, ontem, o índice da umidade relativa do ar chegou a 12,2% e a Defesa Civil fez orientações para que a população tome os cuidados necessários para a saúde, devido ao estado de emergência.

Nos próximos dias a umidade relativa do ar segue baixa na região, com valores abaixo dos 20% durante as tardes, o que exige cuidados com hidratação de pele, mucosas, ingestão de líquidos e umidificação de ambientes, conforme recomendação de meteorologistas do Cepagri/Unicamp. 

A Defesa Civil de Santa Bárbara orienta a população a evitar esforços físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água e permanecer em locais protegidos do sol, preferencialmente com vegetação, além de beber bastante água. Para as crianças, a orientação é umidificar o nariz com soro fisiológico evitando o ressecamento e possíveis sangramentos, ou fazer inalação caseira.