Umidade do ar chega a 17% em SB e Defesa Civil segue em estado de alerta

Por Divulgação 24/07/2021 às 10:57

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, órgão ligado à Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), segue em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar, que registrou índice de 17%, nesta quinta-feira (22). O Estado de Alerta é declarado de acordo com o Decreto 7.193, que instituiu a Operação Estiagem 2021.

Por conta disso, a Defesa Civil orienta a população a cuidar do bem-estar físico, como evitar esforços físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água e permanecer em locais protegidos do sol, preferencialmente com vegetação, além de beber bastante água.

Nas crianças, umidificar o nariz com soro fisiológico evita o ressecamento e possíveis sangramentos. A inalação caseira, também com soro, é outra boa solução.

O órgão orienta também a economizar água, fechando a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, tome banhos rápidos, regule as válvulas da descarga, molhe as plantas com regador quando o sol estiver mais baixo, limpe bem pratos e panelas e jogue os restos de alimentos no lixo e evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada.

Em caso de dúvidas, a Defesa Civil atende todos os dias, das 6 às 18 horas, pelo telefone 199, e todos os dias, após 18 horas, pelo 153. O Corpo de Bombeiros atende em plantão 24 horas pelo telefone 193.