Tempo segue quente e seco na região e INMET emite alerta de onda de calor

Por Redação/ Cepagri 02/09/2024 às 15:55

(Foto: Arquivo SBNotícias)

O quadro de tempo firme, quente e seco, e sob predomínio de céu claro na região deve se intensificar nos próximos dias, pela previsão dos meteorologistas. O Instituto Nacional de Meteorologia-INMET publicou um aviso sobre nova onda de calor pelo período de três dias, iniciando nesta terça-feira (03) com temperatura 5ºC acima da média.

Já o Cepagri/Unicamp, informou que as temperaturas seguem em elevação e a umidade relativa do ar mínima (às tardes) permanece baixa e com tendência de declínio para os próximos dias. A umidade relativa do ar mínima hoje fica baixa na região, com valores em torno de 20%, e nos próximos dias poderá chegar à casa dos 15%.  Essa condição de baixa umidade, aliada à qualidade do ar moderada a ruim na região (segundo critérios do “Índice de qualidade do ar” monitorados pela CETESB), poderá prejudicar a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com comorbidades cardíacas e respiratórias, mas também da população geral.

Além disso, somando a baixa umidade relativa do ar e a maior concentração de poluentes ao aumento das temperaturas projetado para os próximos dias (conforme aviso meteorológico de “Onda de Calor” do Instituto Nacional de Meteorologia), é imprescindível manter-se atento à saúde, garantindo hidratação regular e constante (dando preferência à água e bebidas geladas e naturais, e evitando o consumo de bebidas alcoólicas, que causam desidratação), umidificação de ambientes e uso de soluções fisiológicas adequadas ao nariz e olhos, evitar a prática de exercícios físicos ou atividades que demandem grande esforço físico nas horas mais quentes do dia, e dar preferência à sombra e locais bem ventilados ou com ar-condicionado. Sintomas persistentes, atípicos e/ou mais graves podem exigir atenção médica.

Nesta terça-feira as temperaturas ficam entre 17 e 34°C, e na quarta-feira, entre 18 e 35°C. Não há perspectiva de novos episódios de chuva ou frio nos primeiros 10 dias de setembro, a não ser por uma pequena e breve atenuação nas temperaturas na sexta-feira (dia 6), devido à passagem de uma frente fria pelo litoral.

Sob condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de queimadas para os próximos dias existe, e deverá aumentar progressivamente. Dessa forma, é imprescindível impedir o início dos focos, evitando práticas como a queima de lixo e limpeza de terrenos/áreas rurais com fogo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, lançamento de balões e o acendimento de fogueiras.