Secretária Tânia Mara destaca avanços na educação infantil do município

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

A secretária de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, Tânia Mara da Silva, participou, na manhã de hoje (24), de entrevista no Jornal da Brasil (Rádio Brasil AM 690), onde realizou um balanço das principais ações na área no ano de 2013, o primeiro da administração Denis Andia. A responsável pela pasta destacou os avanços na educação infantil, principalmente com relação ao atendimento da demanda nas creches da cidade.

"Através de nossa equipe, temos conseguido avanços significativos na área da educação infantil, que a legislação obriga atualmente a que todas as crianças de 0 a 5 anos precisam estar na escola. A ênfase do trabalho tem que ser essa, avançamos em relação a demanda existente. Em um comparativo, em especial no atendimento de creches, ano passado, a demanda chegava 1.022 crianças esperando por vagas e, hoje, a lista de espera é de 476. Não é só colocar a criança na escola, mas qualificar o trabalho e adequar os espaços, enquanto as grandes construções previstas não fiquem prontas. A resposta para a sociedade foi dada, também na educação para 4 e 5 anos, onde passamos de duas para sete escolas funcionando em tempo integral. Sem dúvida, o grande investimento dessa gestão tem sido feito na educação infantil, conforme determina a lei", ressaltou a secretária.

Dentre as medidas que proporcionaram esse avanço, Tânia Mara destacou o programa Bolsa Creche. "Um grande ganho aconteceu devido ao projeto do Executivo em relação ao programa Bolsa Creche, que é uma parceria entre o município e a rede privada de ensino, que propiciou a oportunidade de colocarmos 155 crianças também estudando em tempo integral. E tem funcionado muito bem, realizamos uma pesquisa recente que aponta que os pais estão muito satisfeitos, sem nenhuma reclamação a respeito", garantiu.

A responsável pela educação barbarense falou também a respeito das obras e o trabalho de readequação dos espaços públicos na cidade. "Temos obras a serem iniciadas, que são de responsabilidade dos governos estadual e federal, a primeira em vista é na região do Dona Regina, onde estamos esperando apenas uma visita dos engenheiros para dar início. No San Marino, a terraplanagem já começou também. Além disso, estamos fazendo um trabalho para a recuperação de espaços ociosos, por exemplo, o Barracão da Calil Baruque, que tínhamos, inclusive, a intenção de transformar em um centro de formação de professores, porém, o alto investimento para isso impediu, está sendo usado como depósito e, futuramente, abrigará uma oficina de marcenaria", contou.

Tênia destacou também o trabalho que vem sendo realizado no sentido da capacitação dos professores. "Esse tem sido um trabalho que, apesar de toda essa demanda, não deixamos de lado, nós temos tido cuidado na formação de todos os profissionais da secretaria, no sentido de melhorar a qualidade dos profissionais para melhorar o atendimento à nossas crianças. As equipes pedagógicas da pasta tem trabalhado isso com muita responsabilidade", afirmou.

Outro ponto abordado pela secretária foi a compra de uniformes escolares. "Estamos na reta final de todo o processo licitatório para compra. Este é o momento de nos organizarmos para a entrega, que deve acontecer entre essa semana e os primeiros dias de março. Os 14 mil alunos da rede municipal receberão duas camisetas, além de roupas para o inverno", relatou.

Para fechar, Tânia Mara da Silva comentou as reclamações quanto a falta de água refrigerada nos bebedouros das escolas públicas. "Na medida em que a demanda nesse sentido foi aumentando, até porque não esperávamos esse calor, iniciamos o processo de compra e é preciso esclarecer que a prefeitura não tem nenhum mecanismo rápido para isso, tudo precisa passar por um processo licitatório. A aquisição dos bebedouros para as escolas já foi solicitada, porém, enquanto esse processo não chega ao fim, temos orientado aos responsáveis pelas escolas que utilizem o filtro ou coloquem garrafas de água no refrigerador para colaborar com a situação", explicou.