Saúde orienta sobre doação de sangue de vacinados contra Covid-19

Por Divulgação PM SBO 17/02/2021 às 16:28

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d' Oeste divulgou hoje (17) orientações sobre a doação de sangue para pessoas que já se vacinaram contra Covid-19.


Quem foi vacinado com dose da Coronavac/Butantan só poderá doar sangue após 48 horas. Já quem foi imunizado com dose da Astrazeneca/Oxford é preciso esperar sete dias. Quem teve diagnóstico positivo para a doença só pode realizar a doação após 30 dias da liberação do isolamento. Quem teve contato com casos positivos só pode realizar a doação após 14 dias.

No ato da doação é necessário apresentar o comprovante da vacinação, documento com foto e também estar dentro dos requisitos. A próxima Campanha de Doação de Sangue na cidade será no dia 2 de março, das 9 às 12 horas, no Lions Clube Centro (Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce) – seguindo todos os protocolos sanitários.


Não devem comparecer doadores que apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado e não é permitido levar crianças ou acompanhantes. A Campanha é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, e Hemocentro da Unicamp, com o apoio dos Lions Clubes Santa Bárbara d'Oeste Centro e Pérola, Pastoral da Saúde Santa Bárbara d'Oeste e Esporte Clube Barbarense.

Demais requisitos:

Para doar sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.


(Foto Divulgação PM SBO)