Santa Bárbara tem 190 mil habitantes e vereador contesta IBGE

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

O vereador Carlos Fontes (PSD), por meio de requerimento protocolado hoje (31) na Câmara Municipal, questiona estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) com relação ao número de habitantes em Santa Bárbara d'Oeste. O parlamentar também solicita uma nova contagem populacional. De acordo com estimativa relativa a este ano, o Município conta com 190.139 habitantes.

O parlamentar cita o número de hidrômetros, que de acordo com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) é de 61.930 equipamentos instalados, ressaltando que se cada residência contasse com uma média de 3,4 habitantes, o Município estaria, hoje, com uma população de 210.562. "Há muito tempo a contagem do IBGE tem gerado questionamentos em nossa cidade. Vimos, ao longo dos últimos anos, o crescimento de novos bairros e o lançamento de residenciais, mas o IBGE não registra crescimento da população", disse.

O vereador destaca que, ao atingir 200 mil habitantes, o Município passa a contar com algumas vantagens, como o repasse maior da União para o SUS (Sistema Único de Saúde), assim como para programas habitacionais, o aumento no efetivo da Polícia Militar, bem como ampliação dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

No pedido de informações, Carlos Fontes questiona os critérios utilizados pelo IBGE para chegar à estimativa divulgada. Ele também pergunta se é possível a realização de nova contagem populacional. Em caso de resposta positiva, ele indaga quando isso ocorreria. Mas, caso não exista essa possibilidade, ele pergunta os motivos. O vereador questiona, ainda, a quantidade exata de hidrômetros instalados e a média em número de habitantes para cada residência.