A Rádio Brasil FM 81,9/AM 690, de Santa Bárbara d’Oeste,
celebra nesta sexta-feira (19), 70 anos de atividades com prestação de serviços
à comunidade, informação e interação com os ouvintes. A emissora foi inaugurada
em 19 de setembro de 1955.
O Grupo Brasil de Comunicação, do qual a emissora faz parte,
vem escrevendo ao longo dessas sete décadas uma história de muitos desafios e
grandes conquistas. Uma comunicação pautada na transparência, responsabilidade
e credibilidade.
A Brasil foi a primeira emissora de rádio da cidade e se
orgulha de, ao longo desses anos, acompanhar, registrar e contar a história da
cidade. Foi uma das pioneiras no interior do Estado de São Paulo, operando na
frequência do AM 690 Khz. Com a evolução da comunicação, a Brasil migrou também
das ondas do rádio para a Internet, operando em todas as plataformas
disponíveis. Mais recentemente, em 28 de março de 2022, passou a operar no FM
81,9 Mhz, oferecendo aos seus ouvintes maior qualidade de transmissão em sua
área de abrangência, que compreende as regiões metropolitanas de Campinas e
Piracicaba, atingindo mais de 70 cidades. Atualmente, sua programação é
sintonizada simultaneamente no FM e AM. Quando o AM deixar de existir,
permanecerá operando exclusivamente no FM.
São 70 anos de informação, música, esportes,
entretenimento e parceria com a comunidade barbarense e da região, em todos os
segmentos.
INOVAÇÃO
Mantendo o comprometimento com a comunidade local e
regional, a Rádio Brasil está sempre disposta a inovar e promover mudanças
sociais e culturais.
Nos últimos anos foram vários investimentos em equipamentos da nova geração do rádio brasileiro e adequações para a migração na frequência FM; remodelação dos estúdios; dois novos transmissores FM (principal com 3.000 watts e o reserva com 1.000 watts); instalação de energia solar reforçando seu compromisso em contribuir para um futuro mais limpo e sustentável, sendo um exemplo de inovação e consciência ambiental.
Sob a direção de Paulo César D’Elboux, bacharel em Direito, especialista em Comunicação e Marketing e mestre em Comunicação Social, além do rádio no AM e FM na era digital, o Grupo Brasil de Comunicação, possui o portal de notícias SBNotícias com notícias da cidade, região, estado e país, sempre atualizadas, o site radiobrasilsbo com todas as informações sobre a programação da emissora, e a TV SBNotícias, operando em todas as plataformas digitais. Atualmente, são mais de 100 mil seguidores no Instagram; mais de 30 mil no facebook e mais de 15 mil inscritos no youtube.
A Rádio Brasil e o portal SBNotícias possuem uma equipe
de profissionais empenhada e comprometida com os ideais da comunicação e
prestação de serviços, dedicada em levar informações atualizadas e muito
entretenimento aos ouvintes e internautas.
É considerada uma das emissoras mais respeitadas e ouvidas das regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba.
Celebramos esta data renovando os agradecimentos a todos
que construíram e continuam ajudando a construir essa história, em especial,
aos ouvintes da Brasil FM 81,9/AM 690, que, de geração em geração, nos permitem
entrar em seus lares e se manterem informados sobre tudo o que acontece em
Santa Bárbara e região.
HISTÓRIA
A Rádio Brasil, primeira rádio oficial de Santa Bárbara
d’Oeste, surgiu do resultado de esforço de um dos ícones da comunicação local,
José Naidelice, junto ao Grupo Pedroso, liderado por José Pedroso Júnior.
Naidelice, Márcio Rangel, Tércio Rodrigues, Rotary Club,
Loja Maçônica e outras forças vivas da cidade, instalaram a rádio em um imóvel
cedido pela família de Ricardo Fracassi, na Rua XV de Novembro. A torre de
transmissão funcionava em uma área na Vila Sartori, onde é hoje o Centro Social
Urbano. Hoje a torre de transmissão está instalada em uma área no bairro rural
Beira Rio.
Desde 1955 até a sede atual na Avenida Monte Castelo,
225, Centro, foram três mudanças: na esquina das ruas Dona Margarida e Graça
Martins, Rua Santa Bárbara e Rua Duque de Caxias.
Em 1967, o radialista Natale Giacomini assumiu a direção
da emissora, modernizou os equipamentos e ampliou o alcance da rádio.
Paulo César D’Elboux assumiu a direção da rádio em
janeiro de 2002, e segue atuando no sentido de dar à emissora um aspecto
moderno, sempre com novidades e novos projetos, garantindo a liderança
regional.






