Procon orienta consumidores para as compras de fim de ano

Por Redação 29/11/2011 às 17:58

Com a chegada do fim de ano e a intensificação do movimento no comércio, aumentam também os problemas e reclamações dos consumidores. Por conta disso, o Procon-SB passa as principais orientações à população para que se evitem dores de cabeça nesta época. "A orientação primordial é que a população evite o que chamamos de 'compra por impulso', que é quando algum produto ou serviço é adquirido apenas por sua vantagem financeira, mas o comprador não tem a necessidade disso", explica a atendente técnica do Procon-SB, Maria de Fátima Felippe.

Segundo a atendente, a população deve estar atenta às condições oferecidas pelo estabelecimento vendedor. "Deve ser exigida a nota fiscal no momento da compra, o consumidor precisa estar a par das condições de pagamento, informações específicas da mercadoria ou serviço adquirido, e guardar documentos sobre promoções, para que não haja problemas em relação às condições de compra", avisa.

De acordo com o órgão, aparelhos eletroeletrônicos são os campeões de reclamações nesta época. "Além deles, recebemos muitas reclamações sobre aparelhos de telefonia celular e pacotes de viagens. Principalmente quando há alguma tentativa de se cancelar a compra ou serviço, e surgem as 'multas contratuais', que os consumidores acabam esquecendo de verificar no momento da compra", diz.

Para quem tiver dúvidas ou quiser entrar em contato com o Procon em SB, o endereço é Praça João XXIII, Centro, e os telefones de contato são: (19)3455-5779/3455- 7345.