Praça 9 de Julho, referência da Revolução Constitucionalista em Santa Bárbara; historiador Angolini fala sobre essa data histórica

Por Redação 09/07/2024 às 12:01

Centro de Memórias 'Historiador Antonio Carlos Angolini', na Praça 9 de Julho (Foto: Divulgação PMSBO/Arquivo)

A Praça 9 de Julho, localizada no centro de Santa Bárbara d’ Oeste, que já foi denominada de “Largo São Sebastião”, é uma referência na cidade, em homenagem a todos os paulistas que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932.

O historiador Antonio Carlos Angolini, em entrevista no Jornal da Brasil (Rádio Brasil FM 81,9) nesta terça-feira (09), fez um relato sobre os fatos que culminaram na Revolução, sobre a participação de cerca de 114 barbarenses que se alistaram e outros fatos que marcaram esse período histórico para o Estado de São Paulo.

Acompanhe a entrevista completa no: facebook.com/sbnoticias e facebook.com/radiobrasilsbo.  

Historiador Antonio Carlos Angolini (Foto: Arquivo) 

A PRAÇA: A história da Praça 9 de Julho, situada entre as ruas Dona Margarida e Santa Bárbara, teve início no século XIX, precisamente em 1881, quando a Irmandade de São Sebastião, da paróquia Santa Bárbara, iniciou uma campanha para a construção da Capela de São Sebastião nesse terreno. Com a Capela concluída, o local ficou conhecido como “Largo de São Sebastião”.

Com a extinção da Irmandade São Sebastião, em 1915, a imagem do santo foi transferida para a Igreja Matriz Santa Bárbara. No ano seguinte, em 1916, a Prefeitura Municipal adquiriu da Paróquia Santa Bárbara o terreno pertencente a Capela São Sebastião e a capela foi demolida. Com o passar dos anos a praça passou a ser conhecida como Praça Municipal e em 1934 passou a ser denominada “Praça 9 de Julho”. (Fonte: Cedoc/F. Romi)

O historiador Antonio Carlos Angolini destacou que a placa de denominação da praça em bronze foi produzida na Fundição das Indústrias Romi e ofertada pelo Comendador Emílio Romi. A denominação da praça foi um pedido da Federação Barbarense de Voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932 ao então prefeito João de Oliveira Lino, em memória ao dia que marcou oficialmente o início da Revolução Constitucionalista.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD
COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convenção Ordinária para escolha de candidatos e/ou coligação

O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Partido Social Democrático – PSD de Santa Bárbara d’Oeste-SP, convoca seus convencionais, nos termos do que dispõe os arts. 16, 20 e 34 do Estatuto do Partido, para participarem da Convenção Ordinária a ser realizada no dia 22 de julho de 2024, às 20:00 horas, no escritório político, situada na Rua Joaquim de Oliveira n. 890, Centro, em Santa Bárbara d’Oeste, Estado de São Paulo, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: escolher os candidatos a titular e/ou vice para prefeito e os candidatos para vereador; aprovar as coligações partidárias; analisar e aprovar os planos e proposições de atuação política ou de governo dos seus candidatos; demais assuntos referentes às eleições de 2024 e outros temas de interesse partidário. São convencionais: os membros da Comissão Provisória Municipal ou seus suplentes; e os Vereadores, Deputados Estaduais, os Deputados Federais e os Senadores domiciliados nesta jurisdição eleitoral.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, em 17 de julho de 2024.

_________________________
Paulo César D’Elboux
Presidente Municipal do PSD

O Presidente da Comissão Provisória Municipal do PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT do município de Santa Bárbara d’Oeste-SP na forma de seus Estatutos e da legislação vigente, convoca os integrantes da Comissão Provisória Municipal, os Vereadores, os Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores do PDT com domicilio eleitoral no município , bem como, os presidentes de movimentos partidários legalmente organizados no município para a Convenção Municipal do PDT/Santa Bárbara d’Oeste, no dia 25/07/2024, com início às 19:00 horas e término previsível para as 22:00 horas, na Rua José Alves n.75, Vila Santana, desta cidade, para deliberação da seguinte, com funcionamento mínimo de três horas; (Art. 19, Parágrafo Único, do Estatuto Partidário), para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

1. Aprovação da Escolha dos candidatos do PDT/Santa Bárbara d’Oeste ao cargo de Vereador nas eleições proporcionais do próximo dia 06 de outubro;
2. Decidir sobre alianças e coligações municipais;
3. Assuntos gerais;
4. Encerramento da convenção.

Santa Bárbara d’Oeste-SP, 17 de julho de 2024.

_________________________
Adolfo Basso
Presidente do PDT/Santa Bárbara d’Oeste