Polícia Civil de Nova Odessa prende dois da quadrilha do Golpe do Cupim

Por REDAÇÃO 19/04/2021 às 20:00

Policiais Civis de Nova Odessa realizaram nesta segunda-feira (19) a “Operação Tamanduá”, a qual teve como objetivo a prisão de uma quadrilha que aplicava um golpe conhecido como “Golpe do Cupim”.

Essa modalidade criminosa é bem antiga e nos últimos meses vitimou muitos idosos no interior de São Paulo e especificamente na cidade de Nova Odessa foram mais de 10 vítimas.

O golpe consistia em oferecer um serviço de manutenção no telhado da residência, onde o investigado trazia consigo em uma mochila um pedaço de madeira cheio de cupins, e ao subir no telhado da residência para fazer o orçamento, o mesmo retirava o pedaço de madeira e mostrava a vítima. Em seguida começava a pressionar a vítima a executar o trabalho e após a falsa execução do trabalho informava um valor, porém ao passar o cartão de crédito ou débito, cobrava um valor elevado por um serviço não realizado. Algumas vítimas idosas tiveram prejuízos de R$ 6.000,00 a R$ 13.000,00.

Após a identificação dos autores e formalização dos reconhecimentos, a Autoridade Policial  de Nova Odessa representou junto ao poder judiciário pela prisão temporária dos envolvidos, bem como pela busca e apreensão nas residências deles.

De posse das medidas cautelares expedidas, os Policiais Civis se dirigiram até as casas, onde localizaram todo o material relacionado aos crimes, os quais foram apreendidos, bem como prendeu Igor Pereira de Souza, que se encontrava no interior do seu imóvel e ainda prendeu Claudinei Lourenço Sebastião, o qual se encontra intubado em um hospital na cidade de Piracicaba, onde aguardará a recuperação sob escolta policial.

Há um terceiro investigado, Rafael de Oliveira, que não foi localizado, porém outras diligências estão sendo realizadas com a finalidade de prendê-lo.

Entre o material apreendido na residência dos investigados foram localizadas três máquinas de cartão de crédito/débito, uniformes da empresa fictícia utilizados para dar credibilidade ao golpe, uma arma de air soft, recibos de prestação de serviços, um aparelho de telefonia celular e o veículo, o qual foi identificado pelas vítimas.

Após a formalização das prisões, o indiciado Igor foi encaminhado à Cadeia de Sumaré, onde ficará a disposição da Delegacia de Polícia de Nova Odessa para conclusão dos trabalhos.

Objetos usados pelos criminosos para enganar as vítimas