Ouvidoria do Ipem-SP divulga ranking de reclamações do primeiro semestre deste ano

Por Ipem/SP 25/07/2023 às 15:55

(Foto: Divulgação/Ipem/Arquivo)

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade da proteção para o consumo, divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao primeiro semestre deste ano.  

   

No período, de janeiro a junho desse ano, foram 1.401 atendimentos. Desses, 989 estão efetivamente relacionados a sugestões, solicitações, e busca de informações, 412 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 226 casos foram fiscalizados e concluídos e 186 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 47 foram reprovados.   

Bomba medidora de combustíveis lidera a quantidade de reclamações no período, totalizando 149 registros e 106 denúncias concluídas. No entanto, apenas 8,5% foram procedentes.  

 

Segurança em aparelhos eletrodomésticos e similares, colchões e colchonetes de espuma flexível, GLP (botijão de gás), pão embalado e dispositivos elétricos baixa de tensão também estão nos destaques do ranking, representando cada um 50% das denúncias procedentes.  

 

Não houve reprovação nas denúncias finalizadas em caldeiras e vasos de pressão.   

 

Foram mencionados no ranking balanças, segurança em brinquedos, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, inspeção técnica em manutenção de extintores de incêndio, entre outros.  

 

Confira o ranking de atendimentos de janeiro a junho de 2023, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf  

 

No mesmo período em 2022, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estavam efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados.   

Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes.  

 

Como denunciar  

 

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.  

 

“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, explica a ouvidora, Célia Maria Salomão.  

 

Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria  

 

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br