No seu dia, comerciários comemoram regularização da categoria

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

Nesta quarta- feira, 30 de outubro, será comemorado o Dia do Comerciário. Em Santa Bárbara d'Oeste, a categoria conta com 5.000 trabalhadores e a principal comemoração para a data acontece em virtude da regulamentação da classe, que deixou de ser função para se tornar uma profissão, através da Lei 12.790/13, assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Delton Denadai (à esquerda) é o presidente 

do Sincomerciários (Foto: Arquivo SBN)
Delton Denadai (à esquerda) é o presidente do Sincomerciários (Foto: Arquivo SBN)

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santa Bárbara e região, Delton Adriano Denadai, fala mais a respeito da comemoração da data. "O principal motivo de comemoração é que a categoria foi regularizada esse ano, graças à nossa federação que trabalhou muito e essa conquista vai reverter em valores e negociações que possam fazer em favor dos comerciários. Não há nenhum evento preparado para esta quarta, até porque estamos próximos do fim de ano e a carga horária dos trabalhadores só aumenta e não conseguimos achar um dia para realização de uma festa", explicou.

Denadai relaciona as principais reivindicações da categoria atualmente. "Os pedidos feitos em nossas convenções coletivas tratam-se de cesta básicas e um aumento mais consistente, o que já foi negado pelo sindicato patronal, mas, mesmo assim, conseguimos um valor razoável em vista do que outras outras categorias conseguiram. Existem outros problemas, com aqueles que trabalham domingo e feriado e não recebem e o trabalho informal, que ainda é muito grande nessa categoria e a gente combate arduamente. Esses são os itens que tem que ser trabalhados", contou.

O sindicalista traz dados da categoria e deixa uma mensagem aos trabalhadores. "O comerciário tem muito a comemorar neste dia. Hoje, somos a categoria que mais cresce no Brasil e, somente no Estado de São Paulo, somos em torno de 2,5 milhões de comerciários, todos assistidos pelos 68 sindicatos que existem em âmbito estadual. Em Santa Bárbara não é diferente, procuramos atender o que a nós é cabido e onde tem os problemas. Sabemos que essa é uma categoria muito sofrida, que trabalha de mais e ganha pouco. Parabenizo a todos por essa data", comentou.

O Sindicato dos Comerciários de Santa Bárbara d'Oeste e Região atende, além da cidade-sede, os municípios de Elias Fausto, Cerquilho, Laranjal Paulista, Mombuca, Monte Mor, Rafard e Tietê, totalizando 12 mil trabalhadores da área.