Inventor barbarense lança no mercado o pedal sustentável

Por Redação 31/12/1969 às 21:00

O inventor e professor barbarense José Carlos Armelin lança no mercado na próxima quarta-feira, dia 29, no Dia Mundial da Energia, o Pedal Sustentável, criação já utilizada por ele nas apresentações de sua banda, a Co2 Zero, há cinco anos, que tem como objetivo transformar uma bicicleta em uma geradora de energia elétrica, capaz de fazer funcionar diversos aparelhos eletrônicos, através de pedaladas.

O pedal 

sustentável fica localizado no eixo traseiro da bicicleta e gera energia elétrica (Foto: 

Divulgação)
O pedal sustentável fica localizado no eixo traseiro da bicicleta e gera energia elétrica (Foto: Divulgação)

"O pedal sustentável é um dispositivo preso no eixo traseiro da bicicleta de forma que, quando você pedala, se transforma em um gerador elétrico de energia para diversos aparelhos eletrônicos. Por exemplo, você se exercita e faz sua televisão funcionar. Faz atividade física e se diverte ao mesmo tempo", explicou Armelin.

O professor ainda relacionou a que tipo de mercado o material atende e de onde surgiu a ideia. "A intenção de colocar o pedal no mercado se deu em virtude dos inúmeros pedidos de pessoas que assistiam aos shows da banda Co2 Zero e perguntavam como adquirir os pedais. Não há um cliente específico, todas as áreas podem se utilizar da ideia", comentou.

Para finalizar, José Carlos Armelin fala da possibilidade da utilização da invenção nas escolas. "Eu como professor sei da dificuldade de conseguir material didático para falar de energia nas salas de aula. Os alunos podem pegar a própria bicicleta e ela se transformar em uma ferramenta para aulas de Física, Química, Matemática e Ciências. São exemplos de aula transformados em prática", concluiu.

José Carlos Armelin é Engenheiro Eletricista e Professor de Gestão de Energia na banda CO2 Zero, premiada no concurso de Energia Renovável TV CNN em 2011 e pela Eletricidade de Portugal, em 2010, em Cidades Sustentáveis. No ano passado, participou do processo de seleção na Discovery/ENDEMOL para o Reality Show "Batalha de Gênios". Mais informações podem ser obtidas através do site www.pedalsustentavel.com.br.