Dirigente confirma: greve dos bancários começa nesta terça (27)

Por Redação 26/09/2011 às 15:17

Nesta terça-feira (27) terá início a greve dos bancários. A greve foi confirmada pelo Sindicato da categoria, incluindo SB. "Em âmbito nacional a greve está marcada para ser iniciada a partir das 0h deste dia 27/09", explica Ubiratan Campos do Amaral, do comando de greve do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, que engloba os bancos de SB.

"Tivemos cinco rodadas de negociação e a classe patronal não conduziu a discussão com seriedade. Pedidos reajuste de 7,4% referentes à inflação mais 5% de ganho real, até porque só na primeira metade deste ano os bancos cresceram em média 19% na comparação com 2010", explica. A classe ainda pede maior participação em lucros e resultados (PLR), a montagem de um plano de cargos e salários para bancos públicos e privados, melhorias em benefícios, como ticket alimentação, dentre outros.

"Com a greve, inicialmente o plano é que agências estejam fechadas, e apenas caixas eletrônicos e correspondentes bancários estejam em funcionamento. A greve tem tempo indeterminado, para que a classe patronal tenha consciência que o que pedimos é justo", relata. O dirigente diz que, após o início de greves, os patrões agilizam as negociações. "não é vantajoso para eles, e também há pressão para que tudo se resolva de diversos lados, como o governo e a sociedade", finaliza.

Nesta segunda (26) haverá uma assembleia dos bancários do sindicato de Piracicaba, e acontecerá no teatro São José, na rua São José, 749, Centro, na própria cidade de Piracicaba. A primeira chamada acontece às 18h30, e a segunda às 19h.